Malasaña: o bairro que é a cara de Madri
Madri é ponto de encontro de todo tipo de gente, sejam estrangeiros ou sejam espanhóis de todas as partes do país. E a região que mais expressa isso é a Malasaña.
Girando em torno da Plaza del 2 de Mayo, a Malasaña está próxima das principais zonas turísticas de Madri (Gran Vía e Plaza de España), de bairros tradicionais como Argüelles e do bairro gay da cidade, Chueca.
Malasaña é o destino da maioria dos jovens que fazem da madrugada seu principal meio social. Para alguns, ali está o cenário “alternativo” da cidade, com discotecas dedicadas ao rock e músicas internacionais.
Uma delas, La Vía Láctea (Calle Velarde, 18) se tornou um ícone da cultura alternativa madrileña – nos anos 80, era frequentada por personalidades como o cineasta Pedro Almodóvar.
Mas a verdade é que tem bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Os mais “pijos” vão para a Pachá, enquanto os estudantes fazem “botellón” escondidos da polícia – porque lá não se pode beber na rua.
[Atualização: Pachá de Madri fechou em 2013, agora só tem em Ibiza.]
Em geral, as pessoas costumam se reunir desde as estações de metrô Tribunal, Bilbao e Plaza de España para então decidirem aonde ir, explorando as pequenas ruas e suas diversas opções, buscando a melhor proposta feita por promoters que oferecem “chupitos” ou “copas” (shots e bebidas) com desconto ou até de graça.
Mas nem só da noite vive a Malasaña. Durante o dia é local acolhedor para um café ou almoço. Aqui tem um mapa da região de Tribunal que indica restaurantes e atrações, além de lojas de decoração, música e até de comics.
O antigo Mercado de San Ildefonso (Calle Fuencarral, 57) foi completamente reformado e é um bom lugar para provar uma paella espanhola. Funciona todo dia das 10h à meia noite e tem comidinhas e produtos gourmet em geral.
Na Plaza 2 de Mayo também se vêem crianças brincando enquanto os pais tomam café ao sol. Aos sábados, tem uma pequena feira de antiguidades e coleções, demonstrando o ambiente agradável e plural desta área.
À parte das principais visitas turísticas de Madrid – museu do Prado, Reina Sofia, parque do Retiro etc. – a região de Malasaña e Tribunal certamente incorpora o espírito da cidade em suas diversas facetas.