Onde comer em Madri - Mercado San Miguel - foto Josh Pao

Viajar para mim sempre envolveu explorar o máximo da cultura local, e nada como a gastronomia para tornar toda viagem completa e despertar mais um sentido na experiência de imersão.

Madri possui uma forte cena culinária, famosa por seus mercados e bares de tapas. Quando estive lá em março, aproveitei para fazer uma viagem mais foodie. Com as dicas dos meus amigos que moram na cidade, explorei vários cantinhos da capital espanhola e aproveitei ao máximo a culinária local.

Onde comer em Madri - Ten con Ten restaurante em Madri

Gastronomia espanhola no Ten con Ten

O super tradicional Mercado de San Miguel

Minha primeira parada foi sem dúvida o Mercado de San Miguel, um dos mais tradicionais. Construído no início do século XX com grandes vitrais e estrutura de ferro, logo de fora ele já encanta quem vem conhecê-lo!

O mercado é uma referência gastronômica de Madri, além de vender produtos refinados, possui vários stands onde podemos comprar tapas, bebidas e até refeições mais completas.

Onde comer em Madri - Bar no Mercado San Miguel

Bares no Mercado de San Miguel

Me deliciei comendo ostras no Daniel Sorlut, provei todas as famosas croquetas espanholas do Carro de Croquetas, me arrisquei provando um prato de camarão e gulas (também conhecida como enguia) e ainda comi uma deliciosa paella de marisco na Paella Y Olé.

O mercado fica aberto de segunda a domingo das 10h à meia noite. Uma dica é visita-lo fora dos horários de pico (14h e 21h), com ele mais calmo e vazio.

Onde comer em Madri - Frutos do mar no Mercado San Miguel

Especialidades espanholas

Platea: o teatro que virou centro gastronômico

Outro lugar que me surpreendeu foi o Platea, que tem o mesmo conceito de mercado de comida espanhol, mas numa pegada mais contemporânea e moderna. Ele fica no coração do bairro de Salamanca, onde há também vários outros restaurantes deliciosos.

O mais maravilhoso deste lugar é a sua história, já que ele foi fundado originalmente em 1952 como o Cinema Carlos III.

Onde comer em Madri - Platea

Comidinhas no espaço gastronômico Platea

Após o fechamento do cinema, o espaço ficou abandonado, até que um grupo resolveu transformá-lo no que é hoje o Platea, um fantástico espaço gastronômico de dois andares totalmente decorado na estética dos anos 50.

Além disso, ele é composto por vários espaços de famosos chefs espanhóis, servindo uma variedade imensa de comida, tanto espanhola quanto italiana, japonesa, mexicana e peruana.

Onde comer em Madri - Bares no Platea

Teatro que virou bar – Foto: Couples Travel

Eu acabei escolhendo uma tábua de queijo manchego e outra de jamón ibérico. Sempre acompanhada de uma boa taça de vinho.

O Platea fica aberto todo dia de meio-dia à meia noite e meia. É um espaço que vale a pena visitar, sozinho ou em companhia, de tarde ou à noite, e você sempre encontrará um ambiente animado, excelente comida e entretenimento incrível!

Outros dicas de lugares para comer em Madri

Onde comer em Madri - Ten con Ten

Frutos do mar no Ten con Ten

Além desses dois famosos mercados, fica a dica também do Lateral, bar de tapas que tem por toda a cidade com várias coisas deliciosas; o Cinco Jotas, que é a marca mais famosa de jamón ibérico do país e possui croquetas deliciosas; e o Ten con Ten, que realmente é uma experiência gastronômica incrível e possui o melhor bolo quente de chocolate que já comi na vida!

Se esticar a viagem até Sevilha, não deixe de conferir os melhores bares de tapas para continuar curtindo a gastronomima espanhola 🙂

Foto de capa: Josh Pao
Share

Seja o primeiro a comentar