Las Setas de Sevilha: arquitetura inusitada, vista encantadora

Las Setas de Sevilha ainda não são famosas como os pontos turísticos do centro histórico… Mas quando vi o monumento pela primeira vez, no caminho da estação de trem para o hostel, decidi que precisava visitá-lo.

É uma estrutura enorme e ondulada, feita com 3.500 tábuas que formam uma malha de madeira, como se fosse uma colméia (ou um waffle gigante 😋).

Tem menos de 30 metros de altura, mas é suficiente para oferecer uma vista encantadora da cidade de Sevilha: o casario lá embaixo com as torres e domos das igrejas rompendo o horizonte.

Las Setas de Sevilha - Nanda em Sevilha

Projeto Metropol Parasol

O projeto foi criado para revitalizar a região da Plaza de La Encarnación, que ficou abandonada na década de 70, depois da demolição de um mercado municipal que existiu por mais um século.

Setas de Sevilha - Metropol Parasol Antiquarium de Sevilha

O arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann propôs um desenho tão inovador e complexo, que a cidade passou 7 anos debatendo a viabilidade e fazendo ajustes na estrutura até que a construção fosse concluída, em 2011.

Inicialmente chamado Metropol Parasol, o projeto ganhou o apelido Las Setas de Sevilla (os cogumelos de Sevilha) pelo formato engraçado e redondo, e esse acabou se tornando o nome oficial.

Las Setas de Sevilha - Vista de Sevilha

Uma das missões de Mayer-Hermann era integrar ao projeto o sítio arqueológico que foi descoberto bem ali naquela praça, com artefatos mouros e romanos. E assim surgiu o pequeno Museu Antiquarium, no andar mais baixo das Setas.

O antigo Mercado de la Encarnación também foi reconstruído, com balcões de frutas, vegetais, queijos e carnes.

Las Setas de Sevilha - Mirante Metropol Parasol

Mirante de Las Setas de Sevilha

A grande atração de Las Setas é o mirante no andar superior. Tem apenas um terço da altura da torre La Giralda, mas conquistou meu coração com a passarela que segue pelo meio dos seis “cogumelos” de madeira.

Las Setas de Sevilha - Vista Mirante Metropol Parasol

A gente vê a cidade toda enquanto percorre os 250 metros de passarela. A sensação é de estar flutuando por cima de Sevilha!

O movimento ondulado e o estilo contemporâneo do monumento fazem um contraste incrível com a arquitetura histórica típica da região da Andaluzia.

Las Setas de Sevilha - Mirante de Sevilha

Dei a sorte de chegar nas Setas bem perto da hora do pôr-do-sol, Sevilha estava ainda mais bonita com a luz dourada do fim do dia!

O mirante estava surpreendentemente tranquilo e sem fila. Talvez por ser uma atração mais nova e mais ao norte do eixo Alcazar-Plaza de España… Ou talvez o horário de funcionamento mais longo distribua os turistas pelos diferentes períodos do dia.

Setas de Sevilha - Passarela do mirante Las Setas

O mirante funciona diariamente das 10h às 23h. O ingresso custa apenas 3 euros e inclui uma bebida (refri, água ou cerveja) da lanchonete que fica no terraço. Vale bem a pena 🙂

Um visual inesquecível e um passeio interessante para curtir a beleza de Sevilha!

Onde ficar em Sevilha: um design hostel no centro
3 bares de tapas para comer bem em Sevilha

Deixe uma resposta


Close