Las Setas de Sevilha: arquitetura inusitada, vista encantadora
As Setas de Sevilha ainda não são famosas como os pontos turísticos do centro histórico… Mas quando vi o monumento pela primeira vez, no caminho da estação de trem para o hostel, fiquei tão fascinada por aquela obra tão contrastante com a arquitetura típica da cidade, que decidi que precisava visitar e conhecer de perto!
As Setas de Sevilha são uma estrutura enorme e ondulada, feita com 3.500 tábuas que formam uma malha de madeira, como se fosse uma colméia (ou um waffle gigante ?).
Tem menos de 30 metros de altura, mas é suficiente para oferecer uma vista encantadora da cidade de Sevilha: o casario lá embaixo com as torres e domos das igrejas rompendo o horizonte.
Projeto Metropol Parasol
O projeto foi criado para revitalizar a região da Plaza de La Encarnación, que ficou abandonada na década de 70, depois da demolição de um mercado municipal que existiu por mais um século.
O arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann propôs um desenho tão inovador e complexo, que a cidade passou 7 anos debatendo a viabilidade e fazendo ajustes na estrutura até que a construção fosse concluída, em 2011.
Inicialmente chamado Metropol Parasol, o projeto ganhou o apelido Las Setas de Sevilla (os cogumelos de Sevilha) pelo formato engraçado e redondo, e esse acabou se tornando o nome oficial.
Uma das missões de Mayer-Hermann era integrar ao projeto o sítio arqueológico que foi descoberto bem ali naquela praça, com artefatos mouros e romanos. E assim surgiu o pequeno Museu Antiquarium, no andar mais baixo das Setas.
O antigo Mercado de la Encarnación também foi reconstruído, com balcões de frutas, vegetais, queijos e carnes.
Mirante de Las Setas de Sevilha
A grande atração de Las Setas é o mirante no andar superior. Tem apenas um terço da altura da torre La Giralda, mas conquistou meu coração com a passarela que segue pelo meio dos seis “cogumelos” de madeira.
A gente vê a cidade toda enquanto percorre os 250 metros de passarela. A sensação é de estar flutuando por cima de Sevilha!
O movimento ondulado e o estilo contemporâneo do monumento fazem um contraste incrível com a arquitetura histórica típica da região da Andaluzia.
Dei a sorte de chegar nas Setas bem perto da hora do pôr-do-sol, Sevilha estava ainda mais bonita com a luz dourada do fim do dia!
O mirante estava surpreendentemente tranquilo e sem fila. Talvez por ser uma atração mais nova e mais ao norte do eixo Alcazar-Plaza de España… Ou talvez o horário de funcionamento mais longo distribua os turistas pelos diferentes períodos do dia.
O mirante funciona diariamente das 10h às 23h. O ingresso custa apenas 3 euros e inclui uma bebida (refri, água ou cerveja) da lanchonete que fica no terraço. Vale bem a pena :)
Um visual inesquecível e um passeio interessante para curtir a beleza de Sevilha!