Toda a arte do Guggenheim Bilbao

Ver a exposição Desenhos na Casa da Gávea, do artista americano Richard Serra, me deu a maior saudade de Bilbao, cidade espanhola que visitei em 2011.

Naquela viagem pela Espanha, resolvi comemorar meu aniversário na região basca e me apaixonei pela linda cidade de San Sebastian – meu ponto de partida para uma visita rápida a Bilbao.

Guggenheim Bilbao - foto de Jean-Pierre Dalbera
O museu e a ‘aranha’ de Louise Bourgeois – Foto: Jean-Pierre Dalbera

Depois de ter passado por um longo período de declínio de sua vocação industrial, a Bilbao passou por um processo de revitalização marcado pelo urbanismo monumentalista, no qual o projeto de um novo museu da fundação Guggenheim cumpriria papel central.

Eu, aficionado por arquitetura e arte, não poderia deixar passar a oportunidade de conhecer o museu. A exemplo de outras filiais do Guggenheim – como Nova York e Abu Dhabi – o prédio do Guggenheim Bilbao é uma obra de arte em si.

Guggenheim Bilbao - O cachorrinho de flores de Jeff Koons - Foto Solkhan
O cachorrinho de flores de Jeff Koons – Foto: Solkhan

Apesar de algumas pessoas desdenharem do acervo do museu, dizendo que mais vale conhecê-lo por fora, discordo completamente.

É certo que o projeto monumental do arquiteto Frank Gehry e as obras ao ar livre de Jeff Koons, Anish Kapoor e Louise Bourgeois já fazem valer a visita, mas uma boa exposição ou um tour guiado podem fazer você se encantar ainda mais pela arte contemporânea.

Guggenheim Bilbao - Obra de Anish Kapoor - Fotos Mikel Agirregabiria
Obra de Anish Kapoor – Fotos: Mikel Agirregabiria

Dificilmente serão vistas as mesmas obras, já que as exposições em cartaz nos diversos museus da fundação espalhados pelo mundo costumam se alternar.

Além disso, a obra site-specific de Richard Serra, “The matter of time”, encanta não só por sua grandiosidade, mas também por fazer o expectador imaginar todo o trabalho envolvido na sua idealização e concepção. Afinal, são toneladas de aço contorcido nos mais variados formatos e dispostos ao longo de uma das salas de maior proporção do museu.

Guggenheim Bilbao - The Matter of Time - foto de JMiguel Rodrigues
A matéria (ou a questão?) do tempo – Foto: JMiguel Rodrigues

Caminhar ao longo da galeria, interagindo com as obras, foi uma experiência única, sensorial e temporal. E eu tive a sorte de sentir isso de novo ao rever os trabalhos de Serra, agora no Rio de Janeiro.

Leia também:

O museu e o Parque de Serralves, em Portugal
Fundação Louis Vuitton: arte e arquitetura em Paris
Peggy Guggenheim: arte na casa mais bonita de Veneza

3 comentários

Deixe uma resposta