O interior do Reino Unido em 5 comédias românticas
Até uns anos atrás, Reino Unido era sinônimo de Londres para mim. Mas os bate-e-voltas para cidades menores e o roteiro pela Escócia me fizeram perceber que o Reino Unido é um mundo de áreas verdes, castelos medievais, lagos e praias.
Escolhemos 5 filmes de comédia e romance para inspirar uma viagem além das capitais britânicas e começar a descobrir as belezas do interior da Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.
O melhor amigo da noiva – Escócia
Título original: Made of Honor (2008)
O filme começa em Nova York, com direto àquelas cenas clássicas no Central Park etc. mas quando o casamento se aproxima, Tom vai atrás de Hannah na Escócia e fica impressionado com os lagos e castelos da Ilha de Skye!
O noivo cumpre todos os clichês escoceses – é ruivo, caçador de cervo, toca gaita de fole e come haggis (que é a versão escocesa da buchada de bode). Deixando de lado os exageros hollywoodianos, as tradições locais estão representadas com a faixa do Tartan sobre o vestido de noiva, as mulheres de chapéus e casquetes no casamento… e as ovelhas que volta e meia aparecem na estrada também são uma cena realista! Me deparei com várias pelas estradas das Highlands!
A travessia na barca Glenachulish Ferry, entre os vilarejos de Glenelg e Kylerhea, é responsável por algumas das cenas mais bonitas do filme. Mas o cenário que mais impressiona é a mansão da família de Colin – que na vida real é o Castelo de Dunvegan, com algumas imagens filmadas também no Castelo Eilean Donan (foto acima). A cena dos Highland Games, em que Tom tenta competir com Colin, foram feitas no próprio jardim de Dunvegan. Lugar absolutamente lindo!
Questão de Tempo – Inglaterra
Título original: About Time (2013)
Um filme sobre viagem no tempo que é 0% ficção científica e 100% comédia romântica. Entre segundas chances e efeitos borboleta, a história dá um tempero mais interessante à narrativa boy-meets-girl.
A casa da família Lake fica em Cornwall, no cantinho sudoeste da Inglaterra. É legal ver o contraste da atmosfera de Londres (onde Tim e Mary vão ao Old Vic Theatre e jantam no escuro no restaurante-conceito Dans Le Noir) com a dos vilarejos do interior (entre cenas na praia de Vault Beach e o casamento na Igreja de St Michael Penkivel).
Submarine – País de Gales
Título original: Submarine (2010)
https://www.youtube.com/watch?v=jS-FYVKPnFU
O filme mais alternativo da lista é baseado em um livro que tem o mesmo nome e tem uma trilha sonora linda assinada por Alex Turner, do Arctic Monkeys. Talvez você reconheça o ator galês Craig Roberts, que também fez Fundamentals of Caring, do Netflix. O personagem dele é o dramático Oliver, que divide seu tempo entre a primeira namorada e a tentativa de salvar o casamento dos pais.
O filme se passa em Swansea, no País de Gales, onde Oliver e Jordana frequentam a escola Bishop Gore. Como Jordana não gosta de passeios românticos, eles se encontram perto da linha do trem, no parque de diversões desativado e em áreas industriais.
Outras cidades da região também servem de locação, nas cenas de praia em Barry Beach e na ida ao cinema em Penarth.
Mas a paisagem mais impressionante do filme é o Reservatório Pontsticill, no parque nacional de Brecon Beacons, que aparece em um pesadelo de Oliver.
Sua Alteza – Irlanda do Norte
Título original: Your Highness (2011)
Para compensar Submarine, que é uma comédia sutil, a nossa lista segue com um filme besteirol (não recomendado para quem sofre de vergonha alheia) :D Mas o objetivo aqui é ver os cenários, certo? Em sua aventura para resgatar a princesa Belladonna, o galã Fabious e seus fiéis companheiros Thadeous e Isabel passam por lugares lindos da Irlanda do Norte, que no filme é o Reino de Mourne.
As locações incluem o Parque Florestal de Tollymore, os castelos Ward, Cairncastle e Dunluce (que também figuraram em Game of Thrones), e o magnífico Giant’s Causeway, uma formação geológica única que emoldura o mar com blocos de rocha que se encaixam em diferentes níveis (e aparece na capa do disco Houses of the Holy, do Led Zeppelin).
Bônus: Casa Comigo – Irlanda
Título original: Leap Year (2010)
Vou pedir licença para incluir a Irlanda “do sul” na lista, já que fica tão pertinho do Reino Unido e muitas vezes faz parte do mesmo roteiro de viagem :)
Ana encara um imprevisto atrás do outro enquanto está a caminho de Dublin para encontrar o namorado no dia 29 de fevereiro, e aos poucos vai aprendendo a gostar do ritmo e das superstições dos condados irlandeses. O filme é cheio de distorções geográficas e culturais, não pode ser levado a sério, mas serve para sonhar com a Irlanda.
A cidade que o filme chama de Dingle é na verdade Inishmore, na ilha de Galway, pertinho de Dun Aengus, onde fica o penhasco da cena final.
Seria incrível se o castelo em frente à estação de trem de Tipperary existisse, mas é computação gráfica sobre as imagens de Rock of Dunamase, em Portlaoise, que é bonito mas bem mais simples. O lugares que existem de verdade são a locação do casamento em Glendalough e o Café Poppies, in Enniskerry, onde ela perde o ônibus.
Agora me conta: que filmes britânicos te fizeram sonhar com uma viagem?