Visitamos as universidades de Comic Arts e Computer Games em Dundee para descobrir como essa pequena cidade escocesa que criou o videogame GTA conquistou o título de Cidade do Design 🙂

Dundee Escocia - Museu galeria McManus

Museu McManus

Dundee é uma pequena cidade da Escócia, a uma hora e meia de Edimburgo, que até o século 19 tinha sua economia baseada na produção de juta (um tipo de palha) e de geleia. O desenvolvimento industrial, que só veio depois da Segunda Guerra, foi interrompido muito cedo, com uma forte crise econômica que gerou grande desemprego na década de 80. Quem poderia imaginar que uma cidade como essa se tornaria referência mundial em design?

Dundee Design - Escritorio de coworking Fleet Collective

Game designers no coworking Fleet Collective

Dundee encontrou a resposta para o crescimento econômico na indústria criativa. Hoje, a cidade tem mais de 350 empresas nessa área e responde por 10% da indústria digital de entretenimento do Reino Unido – tendo sido responsável por alguns dos jogos de videogame mais populares do mundo, como o arcade Lemmings (dá pra jogar online!) e a super série Grand Theft Auto GTA, além do desenvolvimento de versões do Minecraft para os consoles Xbox e PlayStation (o jogo era originalmente apenas para computador).

Dundee Design - Estatua dos Lemings perto da Dundee University

Lemmings em Dundee

Em 2014, Dundee foi reconhecida pela UNESCO com o título de Cidade do Design, que a coloca ao lado de grandes capitais como Pequim, Berlim e Helsinki. O projeto de revitalização da área portuária, que teve início em 2001, está fazendo surgir prédios de arquitetura moderna capazes de destacar Dundee do visual tradicional das cidades britânicas. Um deles é o V&A Museum of Design, filial do aclamado Victoria & Albert, com desenho assinado pelo escritório japonês de arquitetura Kengo Kuma, bem à margem do rio Tay.

Dundee Design - Projecao V&A Dundee na Escocia

Projeção do V&A Dundee

Com inauguração prevista para 2017, o V&A será o primeiro museu britânico de design fora de Londres e dará um passo decisivo para a entrada da cidade no mapa das grandes exposições mundiais. O projeto é ousado, com investimento total de 80 milhões de libras, o maior já feito em uma galeria de arte em toda a Escócia.

Dundee Escocia - Exposicao Maripol no Dundee Contemporary Arts

Maripol no DCA

Atualmente, os maiores centros culturais de Dundee são a galeria e museu McManus, que possui um eclético acervo de pinturas, artes decorativas e fotografia em um lindo prédio gótico, e a Dundee Contemporary Arts (DCA), que além de exposições de arte contemporânea realiza oficinas e seminários.

Dundee Design - Quadrinhos da artista Rossi Gifford - Comic Arts Dundee University

Quadrinhos da artista Rossi Gifford

A reputação da cidade começa a atrair talentos internacionais – na escola de arte da Universidade de Dundee, listada entre as 5 melhores do Reino Unido, os alunos estrangeiros chegam a 25%. Essa foi uma das primeiras universidades do mundo a ter um curso dedicado a Comic Arts.

Quando fui visitar o campus, o coordenador de Artes e Animação, Phillip Vaughan, me mostrou projetos incríveis de comics e graphic novels desenvolvidos pelos alunos. Alguns são publicados por editoras locais como a DC Thomson e a Diamondsteel, outros financiados por crowdfunding.

Dundee Design - Phillip Vaughan coordenador do curso de Comic Arts da Dundee University

Phil, coordenador do curso de Comic Arts

Em Dundee, essa é uma área que já superou o estigma nerd e conquistou também as meninas, que são maioria tanto na graduação quanto no mestrado: “A natureza do mercado de Comics mudou”, disse Phil. O mais interessante é ver que toda a industria criativa se conecta – os alunos de Comics vêm de cursos como literatura e artes plásticas, e muitas vezes depois passam a trabalhar com cinema ou videogame.

Dundee Escocia - Estatua Desperate Dan Cartoon

Desperate Dan

A cultura dos quadrinhos já está tão enraizada que uma das atrações mais queridas da cidade é a estátua do personagem Desperate Dan, na High Street.

A menos de 15 minutos dali, o campus da Abertay University abriga o maior laboratório PlayStation First na Europa, sendo um importante centro de formação licenciado pela marca de videogames da Sony para ensino de engenharia da computação, programação, desenvolvimento de softwares e design de jogos.

Dundee Design - Abertay University

Campus da Abertay University

Na Abertay, conheci um cara chamado Bratt Murray, que fez o curso de Computer Games e hoje coordena o laboratório da turma de mestrado. Ele me contou sobre os 5 jogos que as equipes estavam desenvolvendo, 2 deles para a Sony. Foi bem legal dar uma volta pela universidade e ver tantos projetos interessantes rolando.

Dundee Design - Bratt Murray aluno de Game Design na Abertay University

Bratt Murray, no laboratório de Game Design

A dica pra quem tá planejando uma viagem pela Escócia é ficar de olho no calendário do site Creative Dundee, que anuncia as datas de eventos como o Ignite Dundee, festival de criatividade que junta vários eventos culturais na cidade (geralmente em maio) e de dois dos maiores eventos de games da Grã-Bretanha, Dare to be Digital e ProtoPlay (em agosto).

Para conhecer um pouco mais da cena criativa de Dundee, depois de dar uma volta para ver o que tem de bom no centro da cidade, vale a pena dar um pulinho para olhar vitrines e tomar café na charmosa Exchange Street 🙂

Dundee Design - Laboratorio de Game Design na Abertay University

Laboratório da universidade

O governo escocês nomeou 2016 como o Ano da Inovação, da Arquitetura e do Design – uma boa oportunidade para Dundee assumir certo protagonismo, pois aí estão três áreas em que essa pequena cidade a uma hora e meia de Edimburgo se torna grande.

Share

 

3 Comentários

Exibir Comentários

Close