O Canal Saint-Martin não é um parque e nem um jardim, mas seu belo espaço verde é o queridinho dos parisienses descolados para aproveitar o dia em um dos bairros mais charmosos da cidade.

canal-saint-martin-paris-margem-do-canal-st-martin

Confesso que apesar de ter ido várias vezes a Paris, nunca tinha visitado o canal… Mas desta vez aproveitei o roteiro de street art que fiz pelo 10ème arrondissement para explorar essa região do Canal Saint-Martin e me apaixonei de vez por ele!

Sua história é super interessante já que ele não é um curso de água natural e foi encomendado por Napoleão Bonaparte no início do século XIX para levar água potável para outros lugares da cidade. Também tinha o objetivo de facilitar o tráfego marítimo de Paris, concentrado no rio Sena.

canal-saint-martin-paris-galera-na-beira-do-canal

Hoje em dia o Canal Saint-Martin é um grande ponto de encontro e reúne gente de todo tipo que aproveita as suas margens para descansar, fazer um picnic, ler um livro e curtir o momento ao ar livre – coisas que os franceses adoram fazer!

As faixas de ciclovia que passam por ali também possibilitam um ótimo passeio para quem aluga uma bike (um jeito ótimo de passear em Paris!).

canal-saint-martin-paris-ponte-no-canal-st-martin

Durante meu passeio aproveitei para visitar todas as lojinhas ao redor do canal, entre elas uma das minhas lojas francesas favoritas, Antoine et Lili, que tem acessórios e artigos de decoração únicos 🙂

Também valeu a paradinha numa loja de sucos orgânicos e comida vegetariana chamada Le Bichat, onde pude escolher as frutas do meu gosto para tomar um suco preparado na hora. Um charme o lugar!

canal-saint-martin-paris-sucos-e-comida-vegetaria-no-le-bichat

À noite os barzinhos do Canal Saint-Martin fervem de jovens e há também diversas casas de jazz. O bairro pode ser aproveitado todos os dias, de dia e de noite, mas aconselho ir durante o fim de semana, quando as pistas às margens do canal são fechadas para os carros e isso torna o passeio muito mais agradável! 🙂

Share

4 Comentários

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close