Caça aos tesouros de Paris

Querido anjo
Obrigada por sua mensagem
Estou muito perto, escondida
entre as ruas de Paris
Esperarei por toda a eternidade
Você saberá me reencontrar?

Foi com esta carta de amor que meu grupo e eu partimos à Caça aos Tesouros de Paris, um jogo organizado pelas sub-prefeituras (Mairies) com o intuito de levar os apaixonados pela capital francesa às ruas e fazê-los descobrir os encantos menos óbvios da cidade.

Tesouros de Paris - Equipe da Karen na Place René Le Gall

Considerada como um grande evento de “turismo participativo urbano”, a Chasse aux Trésors é uma atividade muito bem organizada e preparada para ser inclusiva.

Não há limite de idade, há percursos para as pessoas com mobilidade reduzida, não é necessario ter conhecimentos de francês (foram criadas rotas em inglês em todos os bairros participantes) e o melhor: é gratuito!

Tesouros de Paris - primeiro indicio

Paris é dividida em 20 regiões administrativas chamadas de arrondissements, que cortam a cidade em forma de caracol. No ano passado, a Caça aos Tesouros aconteceu em doze deles e, em 2013, mais um arrondissement foi incorporado ao jogo.

Nosso grupo optou pelo 13º pois não conhecíamos bem esta região – e não nos arrependemos! Este distrito é cheio de ruelas charmosas, muitas das pistas se escondiam na arte urbana e tivemos a oportunidade de conhecer alguns comerciantes da área.

Caca ao Tesouro em Paris - Gincana pela cidade

O jogo começava às 10h mas as equipes podiam se apresentar em qualquer horário desde que fossem capazes de estar no ponto de chegada antes de 15:30h.

Cada um de nós recebeu um jornalzinho que guiava o percurso. É importante que a equipe escolha um único idioma pois os trajetos se diferenciam dependendo da língua.

Caca ao tesouro em Paris - Folheto

Começamos a nossa jornada na Place d´Italie em frente ao prédio da Mairie.

“I was here not so long ago, looking over the balcony, wondering if you would find me, if you would cross the street of fair Verona as I have now done”. Era a deixa para pegarmos a Rue Véronèse.

Caca aos tesouros em Paris - Um jogo para desvendar a cidade

A Caça aos Tesouros está longe de ser trivial e em alguns momentos chegamos a nos perder.

“It seems you are being watched by eyes tinted with envy; do they know your quest? Before they get too close, a Rude Goblin directs you on the deserted way you´ll need to follow”.

Caca ao Tesouro em Paris - Charadas para descobrir a cidade

Foi quando percebemos que precisávamos entrar na Rue des Gobelins. Mas não bastava descobrir o trajeto, era necessário anotar as pistas.

“Would you be able to tell me what frightening creatures are holding ropes between their teeth at this corner? Remember this! It will be the password you will need at a later stage.”

Caca ao tesouro em Paris - Misterios a desvendar

Durante este passeio delicioso de cerca de duas horas, encontramos de fato muitos tesouros (veja o percurso aqui). Alguns exemplos são a Manufacture des Gobelins, originalmente um atelier de tintura do século XV, e o Château de la Reine Blanche, uma das casas medievais mais bonitas da cidade.

Também gostei de ver o prédio do Jornal Le Monde, o Quartier des Peupliers e o Jardin des Gobelins (também chamado Square René-Le Gall).

Caca aos Tesouros em Paris

Mas meu petit-bijou é a Rue de la Butte aux Cailles, que foi um super achado. Pouco frequentada por turistas, ela concentra muitos restaurantes e bares locais.

Voltei em um outro sábado, desta vez à noite, e a área realmente é animada. Se quiserem ter uma ideia, cliquem aqui e façam um tour virtual. A Rue des Cinc Diamants, ali ao lado, também é uma graça.

Caca ao tesouro em Paris - Em busca de pistas

Após percorrer a região, pudemos recolher todas as pistas que nos levariam ao ponto de chegada. Ao completar o enigma, a resposta não poderia ser mais romântica. O local foi identificado no mapa pela frase “I ♥ YOU”.

E lá caminhamos até o Jardin James Joyce para colocarmos o nosso cupon na urna. Os ganhadores são sorteados na cerimônia de premiação, que ocorre no auditório da Mairie ao final da tarde.

Tesouros de Paris - Grupo se reune na Place de la Comune

A nossa equipe foi uma das premiadas, ganhamos um brinde, e fomos comemorar com um piquenique em frente ao Sena, ao lado da Bibliotèque Nationale François Miterrand.

Para quem quiser ver como foi, aqui tem fotos da Chasse aux Trésors no 13º arrondissement e aqui tem fotos do evento no 9º. A edição de 2016 ocorrerá no sábado 02/07 e as inscrições das equipes (até 6 pessoas) poderão ser feitas no site oficial. Se estiverem em Paris, não deixem de participar!

Caca ao tesouro em Paris - Gincana em Paris

C´est parti, bonne chance! 
Foi dada a largada, boa sorte!

Leia também o post que a Karen escreveu sobre Sintra
Dicas de Paris, no post do fotógrafo Nelson Faria

4 comentários

Deixe uma resposta