Aqaba, o único porto marítimo da Jordânia, chama a atenção dos turistas por dois motivos: é uma excelente base para visitar as ruínas de Petra e o deserto de Wadi Rum e é também um bom destino para os amantes do mergulho que desejam desbravar as águas do Mar Vermelho.

Aqaba Jordania - Fazendo mergulho no Mar Vermelho

Mergulho no Mar Vermelho

A cidade é bem simples e não possui muitas atrações turísticas, mas tem grandes resorts que oferecem inúmeras programações a seus hospedes – como parasail, scuba diving e snorkels. Para os viajantes que buscam mais tranquilidade é possível passar o dia inteiro na praia dos resorts se bronzeando, jogando vôlei de praia e aproveitando o spa que o hotel oferece.

Eu e meus amigos nos hospedamos no InterContinental Aqaba, que a gente super recomenda, mas a cidade também tem outras duas opções, o Kempinski Hotel Aqaba e o Mövenpick Resort & Residences Aqaba. Os três são de alto nível e ficam na mesma rua, um ao lado do outro.

Aqaba Jordania - Dicas de hotel em Aqba

Piscina e vista do hotel

É engraçado que as mulheres árabes não usam biquíni e sim uma espécie de burca para tomar sol, mergulhar na piscina e fazer exercícios na praia. Completamente diferente de tudo que já vi na vida! Mas as turistas usavam roupa de praia normal, ainda que todo mundo ficasse olhando com curiosidade.

O jeito é usar um maiô ou um biquíni relativamente comportado e apostar em saídas de praia para ajudar a cobrir o corpo, ou então improvisar um “burkini” com legging e camisa de manga.

Aqaba Jordania - Piscina do hotel em Aqaba

Veja o burkini no fundo

Fiquei somente dois dias em Aqaba e achei o suficiente, a cidade tem apenas uma rua onde ficam os principais restaurantes e o resto é de comércio local, bem simples como todas as cidades da Jordânia.

No primeiro dia fiz um pequeno tour pela cidade e não resisti quando vi vários camelos na porta do McDonald’s, parei para tirar foto e provei o McArábia (feito de pão árabe, molho árabe e frango). Sempre que viajo inevitavelmente acabo comendo em um McDonald’s mas sempre escolho o sanduiche que só tem naquele lugar – dessa vez não ia ser diferente.

Aqaba Jordania - Sanduiche McArabia e camelo em frente ao McDonalds da Jordania

Camelo no Drive Thru?

O segundo dia foi dedicado ao mergulho no Mar Vermelho! Eu achava o máximo quando via fotos de mergulho em Aqaba, com tartarugas marinhas, corais super coloridos, tubarão-baleia e incríveis cardumes de peixes. Mal podia esperar por essa experiência!

Eu nunca tinha feito mergulho submarino na minha vida. Se acostumar com o equipamento não é nada fácil, ele pesa bastante e treinar a respiração com o equipamento é algo que requer bastante atenção.

Aqaba Jordania - Mergulho no Mar Vermelho

Selfie no fundo do mar

Reservamos o passeio de mergulho em nosso hotel e quando chegamos no local passamos primeiro por um treinamento para podermos finalmente nos aventurar nas águas profundas do Oceano Índico.

Infelizmente meu grupo não conseguiu se adaptar com o equipamento e mergulhamos somente até 7 metros de profundidade, mesmo assim deu para ver lindos corais e cardumes de peixinhos multicoloridos. Minha expectativa era de mergulhar com as tartarugas, mas isso ficará para uma próxima viagem ao fundo do mar.

Aqaba Jordania - Peixes coloridos no Mar Vermelho

Peixes coloridos no Mar Vermelho

Além do mergulho, as empresas de turismo também oferecem passeios de barco com fundo de vidro que possibilitam ver a linda água azul das praias de Aqaba e alguns animais marinhos.

O aeroporto internacional de Aqaba recebe vôos de vários lugares da Ásia, África e Oriente Médio. Para quem chega na Jordânia pela capital Amã, a viagem de carro até Aqaba tem duração de 2h30.

Um mergulho nas águas do Caribe, em Aruba
Jordânia: como é nadar no Mar Morto, onde é impossível afundar!
Share

2 Comentários

Exibir Comentários