Petra é sem sombra de dúvida o tesouro mais valioso da Jordânia. Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, esta cidade em ruínas preserva templos e tumbas esculpidos em rochas pelas tribos do deserto que habitaram a região há milhares de anos.

Petra - Ruinas do Tesouro na Jordania

Depois da minha estadia no Mar Morto fui de carro até Petra e a viagem durou aproximadamente duas horas. A cidade onde está localizado o sítio arqueológico é muito simples e aconselho a quem for ficar hospedado em um hotel perto da entrada do sítio.

Minha aventura em Petra foi dividida em dois passeios, que fiz em dias diferentes: Petra by Night e o Petra by Day.

petra-guia-com-camelos

O Petra by Night é um tour que vai da entrada do sitio arqueológico até o Tesouro, num roteiro que dura duas horas e vale cada minuto. O caminho para descer o Siq até El Khazneh (o famoso Tesouro) é todo iluminado por velas, num visual lindo.

É bom levar uma lanterna para auxiliar a caminhada, já que o caminho é feito de pedras e muitas vezes é escorregadio e tem buracos – precisa saber onde se está pisando.

petra-petra-a-noite-com-velas-no-chao

Chegando lá, os guias organizam as pessoas para se sentarem em esteiras de palha e oferecem chá a todos os convidados. O local é todo iluminado por velas e, enquanto apreciamos o céu estrelado e o Tesouro a nossa frente, acontece uma apresentação de música típica da região.

No final, quando todas as câmeras fotográficas estão a postos, o guia conta até cinco e com a iluminação dos flashes é possível observar com mais clareza o Tesouro e tirar uma foto deste momento tão lindo e único.

petra-trilha-ate-o-tesouro-da-jordania

Vale a pena lembrar que este tour não acontece todos os dias, então quem for visitar Petra e quiser fazer o Petra by Night tem que ficar atento ao calendário do tour – todas as informações são facilmente encontradas no site de turismo da Jordânia.

O dia seguinte começou cedo foi dedicado a explorar o sítio arqueológico sob a luz do sol, no passeio Petra by Day. Há dezenas de locais históricos imperdíveis e é preciso disposição, principalmente se o tempo estiver quente.

petra-ruinas-na-jordania

O passeio começa com o trecho até o Tesouro e, apesar de já termos visto ele à noite, observar todos os detalhes deste monumental templo de 40 metros de altura na luz do dia é mais encantador ainda.

Mas este é só o começo da aventura, já que ao longo do passeio é possível observar templos, teatros, igrejas e avenidas repletas de tumbas escavadas nas rochas. O passeio pode ser feito tranquilamente a pé, mas é possível também alugar um burro caso o cansaço tome conta de você.

petra-guia-com-camelos

Acho que o trecho mais cansativo do caminho foi uma escadaria de 800 degraus que leva até outra grande atração de Petra: o Monastério. Este incrível templo esculpido na parede, um pouco mais alto que El Khazneh, é super bem conservado e, na minha opinião, ainda mais bonito que o Tesouro.

Ambos os monumentos foram cenário para o famoso filme Indiana Jones e a Última Cruzada, informação mais do que mencionada por todos os guias e lojinhas de souvenir de Petra.

No sítio arqueológico há também várias barraquinhas de artesãos locais vendendo todo tipo de bijuteria e artigos de decoração, além de um restaurante para quem quer fazer uma refeição em grande estilo, nesse cenário único no mundo.

Share

11 Comentários

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close