Aqaba: um mergulho no Mar Vermelho
Aqaba, o único porto marítimo da Jordânia, chama a atenção dos turistas por dois motivos: é uma excelente base para visitar as ruínas de Petra e o deserto de Wadi Rum e é também um bom destino para os amantes do mergulho que desejam desbravar as águas do Mar Vermelho.
A cidade é bem simples e não possui muitas atrações turísticas, mas tem grandes resorts que oferecem inúmeras programações a seus hospedes – como parasail, scuba diving e snorkels. Para os viajantes que buscam mais tranquilidade é possível passar o dia inteiro na praia dos resorts se bronzeando, jogando vôlei de praia e aproveitando o spa que o hotel oferece.
Eu e meus amigos nos hospedamos no InterContinental Aqaba, que a gente super recomenda, mas a cidade também tem outras duas opções, o Kempinski Hotel Aqaba e o Mövenpick Resort & Spa Aqaba. Os três são de alto nível e ficam na mesma rua, um ao lado do outro.
É engraçado que as mulheres árabes não usam biquíni e sim uma espécie de burca para tomar sol, mergulhar na piscina e fazer exercícios na praia. Completamente diferente de tudo que já vi na vida! Mas as turistas usavam roupa de praia normal, ainda que todo mundo ficasse olhando com curiosidade.
O jeito é usar um maiô ou um biquíni relativamente comportado e apostar em saídas de praia para ajudar a cobrir o corpo, ou então improvisar um “burkini” com legging e camisa de manga.
Fiquei somente dois dias em Aqaba e achei o suficiente, a cidade tem apenas uma rua onde ficam os principais restaurantes e o resto é de comércio local, bem simples como todas as cidades da Jordânia.
No primeiro dia fiz um pequeno tour pela cidade e não resisti quando vi vários camelos na porta do McDonald’s, parei para tirar foto e provei o McArábia (feito de pão árabe, molho árabe e frango). Sempre que viajo inevitavelmente acabo comendo em um McDonald’s mas sempre escolho o sanduiche que só tem naquele lugar – dessa vez não ia ser diferente.
O segundo dia foi dedicado ao mergulho no Mar Vermelho! Eu achava o máximo quando via fotos de mergulho em Aqaba, com tartarugas marinhas, corais super coloridos, tubarão-baleia e incríveis cardumes de peixes. Mal podia esperar por essa experiência!
Eu nunca tinha feito mergulho submarino na minha vida. Se acostumar com o equipamento não é nada fácil, ele pesa bastante e treinar a respiração com o equipamento é algo que requer bastante atenção.
Reservamos o passeio de mergulho em nosso hotel e quando chegamos no local passamos primeiro por um treinamento para podermos finalmente nos aventurar nas águas profundas do Oceano Índico.
Infelizmente meu grupo não conseguiu se adaptar com o equipamento e mergulhamos somente até 7 metros de profundidade, mesmo assim deu para ver lindos corais e cardumes de peixinhos multicoloridos. Minha expectativa era de mergulhar com as tartarugas, mas isso ficará para uma próxima viagem ao fundo do mar.
Além do mergulho, as empresas de turismo também oferecem passeios de barco com fundo de vidro que possibilitam ver a linda água azul das praias de Aqaba e alguns animais marinhos.
O aeroporto internacional de Aqaba recebe vôos de vários lugares da Ásia, África e Oriente Médio. Para quem chega na Jordânia pela capital Amã, a viagem de carro até Aqaba tem duração de 2h30.