Na última semana, o NYC Department of Records inaugurou uma galeria online com seu acervo de fotografias da cidade. São 870 mil imagens que contam a história de Nova York e das pessoas que a construíram e a tornaram esse incrível caldeirão cultural.

Trem próximo ao City Hall, sem data

Trem próximo ao City Hall, sem data

Hoje vemos como arte, mas grande parte dessas fotos foram tiradas por funcionários públicos com o simples objetivo de documentar as obras e os acontecimentos da cidade.

Eventualmente, o Arquivo Municipal acabou revelando grandes talentos da fotografia, como Eugene de Salignac, que registrou aquelas cenas incríveis dos trabalhadores pendurados na Brooklyn Bridge recém-construída… Mas poucos profissionais se tornaram famosos como ele.

NYC Department of Records - Trabalhadores suspensos na Brooklyn Bridge 1914

Trabalhadores na Brooklyn Bridge, 1914

Para quem curte histórias de crimes, a galeria é um prato cheio: há centenas de imagens capturadas pelos detetives do Departamento de Polícia de Nova York, muitas de casos não resolvidos.

Mas é a arquitetura que domina o acervo, com os registros das obras de infraestrutura e um catálogo de todos os edifícios que existiam pelas 5 regiões da cidade nos anos 80.

Outra coisa legal são as 1.300 imagens da Works Progress Administration, agência que implementou o New Deal para que os Estados Unidos se reerguessem após o Crack da Bolsa de NY em 1929.

À medida que haja dinheiro para a Prefeitura desenvolver o projeto, o acervo chegará a 2 milhões de fotos, cobrindo mais de um século – de meados de 1800 até 1980.

NYC Department of Records - Rio Hudson visto da ponte George Washington 1936

Rio Hudson visto da ponte George Washington, 1936

Eu amo esse tipo de poesia cotidiana, essa capacidade de ver a beleza e o momento histórico das atividades sempre, dos lugares de sempre – e, principalmente, de perceber que aos poucos tudo muda e que o “de sempre” já não é mais o mesmo.

Share

 

7 Comentários

Exibir Comentários