A história de Nova York através da fotografia
O NYC Department of Records inaugurou uma galeria online com seu acervo de fotografias da cidade. São mais de 870 mil imagens que contam a história de Nova York e das pessoas que a construíram e a tornaram esse incrível caldeirão cultural.
Grande parte dessas fotos foram tiradas por funcionários públicos com o objetivo de documentar as obras e os acontecimentos da cidade. Mas isso não quer dizer que as composições não pudessem ser feitas com maestria!
Eventualmente, o Arquivo Municipal acabou revelando grandes talentos, como Eugene de Salignac – que entrou para a história da fotografia com aquelas cenas incríveis dos trabalhadores pendurados na Brooklyn Bridge recém-construída. Porém poucos profissionais se tornaram famosos como ele.
Para quem curte histórias de crimes, a galeria é um prato cheio: há centenas de imagens capturadas pelos detetives do Departamento de Polícia de Nova York, muitas de casos não resolvidos.
Mas é a arquitetura que domina o acervo, com os registros das obras de infraestrutura e um catálogo de todos os edifícios que existiam pelas 5 regiões da cidade nos anos 80. Veja como a foto da obra Delancey Street representa um pouco da multiculturalidade do Lower East Side.
Outra coleção interessante são as 1.300 imagens da Works Progress Administration, agência que implementou o New Deal para que os Estados Unidos se reerguessem após o Crack da Bolsa de Nova York em 1929.
À medida que haja orçamento para a Prefeitura continuar a desenvolver o projeto, o acervo chegará a 2 milhões de fotos, cobrindo mais de um século – de meados de 1800 até 1980.
É um estilo de fotografia fascinante. Eu amo esse tipo de poesia cotidiana, a capacidade de ver a beleza e o momento histórico das atividades de sempre, dos lugares de sempre… E, principalmente, perceber que aos poucos tudo muda e que o “de sempre” se tornou parte da história.