Veneza: Livraria Acqua Alta e a gôndola cheia de livros
Viajar na era da internet é estar frente a frente com fotos que você viu dezenas de vezes nas listas de “lugares mais curiosos do mundo”. A Livraria Acqua Alta, em Veneza, é cenário de duas dessas fotos: a gôndola cheia de livros no meio da loja e a saída de incêndio que dá direto em um canal veneziano!
Essas imagens fizeram um ponto turístico fora do comum se tornar um hit. Um cartaz escrito à mão diz que esta é a livraria mais bonita do mundo – certamente, é a mais pitoresca.
O fenômeno da Acqua Alta em Veneza
Localizada à margem de um canal na região do Castello, a Livraria Acqua Alta é um estranho lembrete dos percalços de se viver num arquipélago.
Imagina a loucura que é manter uma coleção de livros numa cidade tão úmida, onde as ruas e as casas são constantemente inundadas! Toda vez que sobe o nível do Mar Adriático, a água invade todos os cantos de Veneza.
O fenômeno da Acqua Alta – que acontece centenas de vezes ao longo do ano, especialmente no inverno – se tornou inspiração para o nome da livraria mas também para a decoração.
Uma gôndola no meio da livraria!
As pilhas de livros da loja ficam todas sobre pallets que podem ser levantados quando a maré sobe – ou, ainda melhor, em bacias, banheiras e barquinhos que flutuam se o nível da água ficar alto demais. Tem até uma gôndola inteira cheia de livros no salão principal!
Entulhada de ponta a ponta, a Livraria Acqua Alta é cheia de surpresas! Entre um livro e outro, a gente encontra máscaras venezianas de carnaval, chapéus de gondoleiro, bonecos de porcelana e outras bugigangas dão um ar de mercado de pulgas.
Um paraíso caótico para quem ama livros
De atlas a livros de arte, quem garimpa a livraria descobre que o acervo é surpreendentemente rico: tem romances, poesias, suspense, histórias em quadrinhos… Desde os best-sellers até alguns livros raros dos séculos 18 e 19.
O jeito caótico da livraria parece combinar com o labirinto que é a cidade de Veneza. As estantes estão organizadas por gênero mas, assim como nas ruas, se perder entre os livros faz parte da brincadeira.
A maior parte é em italiano, mas também é possível encontrar publicações em inglês e outras línguas. Também gostei muito dos posters, cartões postais e gravuras antigas de Veneza que ficam logo na entrada.
Em caso de incêndio, pule no canal!
Mais que o mobiliário inusitado ou a decoração teatral, o que faz a Livraria Acqua Alta tão fascinante é o bom humor! A seta da “saída de emergência em caso de incêndio” que simplesmente aponta para o canal conquista todos os visitantes :)
No pequeno pátio que fica nos fundos, um último cenário curioso para encerrar a visita: uma escada feita de enciclopédias antigas convida a espiar por cima do muro para ver o canal e os prédios típicos de Veneza.
Onde fica a Livraria Acqua Alta
Aberta diariamente das 9h às 20h, a Livraria Acqua Alta fica no Campiello del Tintor, com entrada pela Calle Lunga Santa Maria Formosa. Partindo da Piazza San Marco ou da Ponte de Rialto, são menos de 10 minutos a pé.
Leia também: