O 10ème arrondissement é o local da cidade onde mais encontramos intervenções urbanas e graffiti em Paris. As paredes se tornaram o meio favorito de expressão da arte de rua na capital, traçando um roteiro que começa no canal Saint-Martin e segue pelo bairro de Belleville.

Street Art em Paris - Graffitis no 10eme de Paris

Já falei por aqui que sou apaixonada por arte e graffiti, então adorei explorar esse lado de Paris, deixando um pouco de lado os tradicionais museus da capital francesa. Meu ponto de partida foi a Rue Beaurepaire, cheia de lojinhas e bares! Uma das coisas que mais gostei foi a mistura da arte urbana com as vitrines coloridas das lojas descoladas do bairro – é uma delícia passear nessa atmosfera criativa.

Street Art em Paris - Graffiti no 10eme Paris

Seguindo a rua dei de cara com o canal Saint-Martin, cada vez mais point dos parisienses para aproveitar um bom dia de sol e calor. Fiquei um tempo admirando o canal, vendo o movimento por ali e atravessei a ponte em direção à Rue du Faubourg du Temple, uma das mais populares da região, com lojas de todos os tipos e vários grafites incríveis!

Street Art em Paris - Graffiti em Paris

O fim da Rue du Faubourg du Temple indica o início do bairro de Belleville, local que nas últimas décadas vem se tornando a nova Chinatown de Paris, e também a chegada da Rue Denoyez, totalmente dedicada à arte de rua, onde até mesmo as fachadas das lojas são compostas por pichações e murais de arte.

Street Art em Paris - Mural de graffiti

Continuei andando pelo bairro e parei para “boire un verre” na Boulevard de Belleville, repleta de bares com um clima jovem e cool. O passeio terminou na Rue Jean-Pierre Timbaud, com um belo mural que foi pintado por Sarah Wilkins, ilustradora neozelandesa que ficou mundialmente conhecida no fim dos anos 90 e é queridinha dos franceses.

Street Art em Paris - Van Marcelo Eco em Paris

Fiz todo o roteiro em cerca de 1h30, caminhando com calma e entrando em várias lojinhas. Curtiu o passeio? Veja o mapa do meu itinerário aqui.

Share

6 Comentários

  1. Adorei esse post. As fotos são lindas e é uma bela maneira de conhecer uma cidade, prestando atenção aos graffitis e pinturas urbanas. Esses dois bairros, Belleville e a área do canal Saint-Martin, eram meus lugares favoritos para sair em Paris e até mesmo para passeiar num domingo ensolarado. Bem perto desses bairros, tem o parque das Buttes Chaumont, onde os parisienses gostam de fazer piquenique no verão, e sobretudo o parque da Villette, um lugar muito maneiro com vários museus contemporâneos e um grande parque para jogar futebol, tocar música, etc.
    Abraço,
    François (amigo do João Paulo)

  2. […] de ter ido várias vezes a Paris, nunca tinha visitado o canal… Mas desta vez aproveitei o roteiro de street art que fiz pelo 10ème arrondissement para explorar essa região do Canal Saint-Martin e me apaixonei de vez por […]

  3. […] do que a parte turística de Paris. O 13ème também é um dos melhores bairros para curtir a street art parisiense. Foi lá que rolou aquela galeria de arte urbana em um prédio que estava para ser demolido, em […]

  4. Tal como o François, também adorei este seu post. Já estive em Paris várias vezes mas nunca explorei esse lado ligado à arte urbana. Foi por isso uma boa descoberta ler sobre Belleville aqui no seu blog. Parabéns pelo trabalho e um grande abraço desde Portugal.

    • Obrigada, Filipe! Paris é um daqueles “destinos infinitos” – tem sempre um lugar que a gente ainda não conheceu… É bom que há sempre motivo para voltar 😀
      Estive em Portugal na virada do ano e me impressionei com a arte urbana em Lisboa também, muitos murais interessantíssimos!
      Obrigada pela visita ao blog e pela mensagem 🙂

Exibir Comentários