Bodega Bouza: uma bela vinícola uruguaia

Eu sei que é um programa turistão, mas foi uma das melhores experiências que tivemos na viagem a Montevidéu: eu e minha mãe passamos um dia super agradável na Bodega Bouza, uma das fazendas familiares do roteiro que ficou conhecido como  Caminos del Vino no Uruguai.

Uruguai - Bodega Bouza (foto do blog Vontade de Viajar)

Levamos cerca de meia hora para chegar lá, partindo de taxi do nosso hotel, em Punta Carretas. Já tínhamos feito reserva para a visita guiada das 11h.

A plantação estava vazia, com os galhos de parreira podados, aguardando as próximas mudas que já ensaiavam crescer. As plantas só florescem para lá de novembro ou dezembro, e a época de colheita das uvas é em fevereiro. Imagino que seja lindo visitar a vinícola no verão!

Uruguai - Bodega Bouza - Trem

A Bouza é considerada uma bodega boutique, porque tem produção pequena mas de alto padrão. Eles nos contaram tudo sobre a colheita manual, os cuidados para manter a qualidade das uvas…

Aprendemos sobre a seleção, a fermentação, os barris e até sobre a produção da grapa, uma bebida forte que é um subproduto do vinho.

Uruguai - Bodega Bouza - barril (foto do blog Vontade de Viajar)

A uva mais tradicional do Uruguai é a Tannat, que tem origem francesa mas se adaptou ao terreno uruguaio como a nenhum outro lugar do mundo.

Dessa uva são feitos os vinhos que se tornaram a “assinatura” da região. A Merlot e a Tempranillo são as outras especialidades da bodega para vinho tinto e as uvas Albariño y Chardonnay completam o portfolio com os vinhos brancos.

Uruguai - destinos baratos na America do Sul

A família Bouza também é dona de uma coleção de carros antigos, que está em exposição aos visitantes. Carros antigos são uma verdadeira paixão uruguaia!

Não sou expert no assunto, mas achei interessante – jamais achei que veria um Ford T de pertinho! Esse foi o primeiro carro produzido em série no mundo, aquele que deu origem ao termo Fordismo, um conceito que revolucionou toda a indústria (e não apenas a automobilística).

Uruguai - Bodega Bouza - Ford T na colecao de carros antigos (foto do blog Vontade de Viajar)

Ao final da visita, fizemos uma degustação no restaurante da casa, onde também almoçamos e provamos a famosíssima carne uruguaia.

Para encerrar o banquete, a melhor sobremesa da viagem: um flan com doce de leite. Tinha até uma firula de caramelo em cima! Uma delícia!

Uruguai - Bodega Bouza - Flan com doce de leite (foto do blog Vontade de Viajar)

Para quem está fazendo uma viagem a dois, também é uma ótima opção para um passeio romântico.

Leia mais sobre o Uruguai:

Roteiro à pé pelo centro histórico de Montevidéu

12 comentários

  1. Oi, Julio! A visita guiada é paga, custa 350 pesos uruguaios (algo entre 15 e 20 dólares), mas não é cobrada se você fizer a degustação, que custa 680 pesos (uns U$S 35). A degustação inclui 4 tipos de vinho e uma tábua de queijos e frios.
    Melhor fazer uma reserva antes, ok? Abs e boa viagem!

  2. Vale muito a pena – visita guiada, degustação top (pq existe a clássica e a top) e o almoço de alta qualidade, Se puder prove o vinho Mont Vide Eu 2009, muito recomendado. Os Tanat também são excelentes.
    uma dica: ir/voltar de taxi ficou bem mas barato que o transporte disponibilizado pela vinícola.

    1. Acho que consegue sem muita antecedência, sim! Tem o contato para fazer a reserva no site – eles oferecem transporte também, mas fica de olho no preço pq quando a gente foi saía mais barato ir de taxi! Na volta, é só pedir na recepção que eles ligam para pedir um taxi pra você.
      Bjs e boa viagem!

    2. Obrigada, Nanda! Eu vi no site que reservando para o almoço já inclui a visita guiada. Estou com um grande dilema: reservo tudo (restaurante, visita e degustação) ou só restaurante e visita. hehehe Acho que vou reservar tudo! =) Parece ser uma experiência que vale muito a pena. E como você escreveu aqui, dá aquela sensação de não posso perder! Estou ansiosa para provar as uvas específicas de lá!

    1. Oi, Ana Claudia!
      Vale muito a pena ir para o Uruguai sim, é um destino maravilhoso! Dá uma olhada nesse outro post, que tem indicação de um hotel muito bom em Montevidéu (que às vezes tem boas promoções no Booking!) e de um albergue também (que é bem barato e tem opção de quarto de casal se você não quiser ficar em dormitório) https://vontadedeviajar.com/montevideu-dicas-bares-hostel/ É só clicar no nome dos hotéis que você vai direto para o Booking.
      Espero que goste das dicas! Boa viagem!

Deixe uma resposta