Bodega Bouza: uma bela vinícola uruguaia

Há quem ache que é um programa turistão, mas foi uma das melhores experiências que tivemos na viagem a Montevidéu: eu e minha mãe passamos um dia super agradável na Bodega Bouza, uma das fazendas familiares do roteiro que ficou conhecido como  Caminos del Vino no Uruguai.

Uruguai - Bodega Bouza (foto do blog Vontade de Viajar)
A fazenda super charmosa da Bodega Bouza

Levamos cerca de meia hora para chegar lá, partindo de taxi do nosso hotel, em Punta Carretas. Já tínhamos feito reserva para a visita guiada das 11h.

Visita à vinícola e a produção de Tannat

A plantação estava vazia, com os galhos de parreira podados, aguardando as próximas mudas que já ensaiavam crescer. As plantas só florescem para lá de novembro ou dezembro, e a época de colheita das uvas é em fevereiro. Imagino que seja lindo visitar a vinícola no verão!

Uruguai - Bodega Bouza - Trem
Trem que funcionava na vinícola

A Bouza é considerada uma bodega boutique, porque tem produção pequena mas de alto padrão. Eles nos contaram tudo sobre a colheita manual, os cuidados para manter a qualidade das uvas…

Aprendemos sobre a seleção, a fermentação, os barris e até sobre a produção da grapa, uma bebida forte que é um subproduto do vinho.

Uruguai - Bodega Bouza - barril (foto do blog Vontade de Viajar)
Os barris da vinícola e a produção do vinho Tannat

A uva mais tradicional do Uruguai é a Tannat, que tem origem francesa mas se adaptou ao terreno uruguaio como a nenhum outro lugar do mundo.

Dessa uva são feitos os vinhos que se tornaram a “assinatura” da região. A Merlot e a Tempranillo são as outras especialidades da bodega para vinho tinto e as uvas Albariño y Chardonnay completam o portfolio com os vinhos brancos.

Uruguai - destinos baratos na America do Sul
Bodega Bouza, no Camino del Vino do Uruguai

Coleção de carros antigos

A família Bouza também é dona de uma coleção de carros antigos, que está em exposição aos visitantes. Carros antigos são uma verdadeira paixão uruguaia!

Não sou especialista no assunto, mas achei interessante – jamais achei que veria um Ford T de pertinho! Esse foi o primeiro carro produzido em série no mundo, aquele que deu origem ao termo Fordismo, um conceito que revolucionou toda a indústria (e não apenas a automobilística).

Uruguai - Bodega Bouza - Ford T na colecao de carros antigos (foto do blog Vontade de Viajar)
Ford T na coleção de carros antigos da Bodega Bouza

Almoço na Bodega Bouza

Ao final da visita, fizemos uma degustação de vinhos no restaurante da casa, onde também almoçamos e aproveitamos a famosíssima carne uruguaia.

Para encerrar o banquete, a sobremesa mais clássica do Uruguai, em sua melhor versão: flan com doce de leite. Tinha até uma firula de caramelo em cima e uns pedaços de morango, que vão muito bem com doce de leite! Uma delícia!

Uruguai - Bodega Bouza - Flan com doce de leite (foto do blog Vontade de Viajar)
Sobremesa uruguaia: flan com doce de leite

Para quem está fazendo uma viagem a dois, uma visita à Bodega Bouza também é uma ótima opção para um passeio romântico.

Leia mais sobre o Uruguai:

Um roteiro alternativo na capital uruguaia: você vai se surpreender!
Uruguai sem comer carne: restaurantes com opções vegetarianas
Bate-volta a Punta del Este para ver a linda Casapueblo