Punta del Este e a pitoresca Casapueblo

Não conheci Punta del Este do jeito certo. Como todo bom balneário, a cidade pede uma semana de verão, com tempo para ir à praia durante o dia e badalar à noite.

Acontece que a minha viagem para o Uruguai foi em julho, pleno inverno, mas eu não queria deixar de conhecer a Casapueblo, que fica no caminho para Punta. Então optamos por um bate e volta a partir de Montevidéu.

Punta del Este - Cerro Santo Antonio em Piriapolis
Cerro Santo Antonio em Piriapolis

Fizemos uma excursão daquelas bem tradicionais, de ônibus, saindo da capital às 9h da manhã e voltando umas 7h da noite.

No caminho, passamos pela pequena cidade de Piriápolis – o balneário frequentado pelos uruguaios, enquanto Punta del Este é um destino internacional e de luxo. Paramos no Cerro de Santo Antônio, onde há uma capela e de onde se tem uma vista linda da costa.

Punta del Este - Cerro Santo Antonio Piriapolis
Cerro Santo Antônio

Paramos no Cerro de Santo Antônio, onde há uma capela e de onde se tem uma vista linda da costa. A Casapueblo foi a segunda parada da excursão.

Desenhada há 35 anos pelo pintor e escultor Carlos Paez Vilaró, hoje está dividida em três partes: a galeria, a casa particular do artista e um hotel.

Punta del Este - Casapueblo
Uruguai com cara de Grécia ♥

Pitoresca, tem linhas curvas, escadinhas estreitas, móveis rústicos, um ar de atelier e uma bela vista sobre o Rio de la Plata.

Eu pensava em quantas referências aquela casa me trazia: Neruda, Gaudí e Santorini.

Punta del Este - Hotel Casapueblo
As curvas da Casapueblo

Impossível passear pela construção de Vilaró sem cantarolar “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”, sabendo que Vinícius de Moraes se inspirou na casa de seu amigo uruguaio.

A galeria é bem pequena, com poucas peças produzidas pelo artista, um café e, claro, uma loja de souvenir.

Punta del Este - Bemvindo a Casapueblo
Bem-vindo à Casapueblo 🙂

A grande estrela da visita é realmente a varanda, que exibe o encontro da fachada branca com o azul da água. Não é à toa que a Casapueblo rapidamente se tornou um ícone turístico do país.

De lá seguimos mais uns 20 quilômetros até Punta, onde demos uma volta pelos principais bairros.

Punta del Este - Carro em Punta del Este
Maldonado, em Punta

Cruzamos as pontes onduladas para chegar a Barra do Maldonado, que no verão é o lugar mais procurado pelos jovens, por sua vida noturna.

Já Beverly Hills é a região das mansões, onde as casas têm nome em vez de números. Lá ficam os ricos e famosos que não quiseram saber de hotéis e resolveram comprar sua própria casa de praia no Uruguai.

Punta del Este - Casa em Beverly Hills
Mansões em Beverly Hills

A casa mais cara, estimada em US$ 15 milhões, é de um brasileiro, dono da Grendene.

De Shakira a David Beckham, quase todo mundo que é (ou tenta ser) alguém no showbiz já desfilou no verão de Punta del Este. Aliás, da orla a gente consegue ver a Ilha Gorriti, mais conhecida como a Ilha de Caras.

Punta del Este - Ponta Sul do Uruguai
A ponta sul do Uruguai

Para completar, uma passadinha pela ponta mais ao leste da costa, que dá nome à cidade, e que marca o encontro das águas do Rio de la Plata com o oceano.

A ponta divide a Playa Mansa, banhada pelo rio, e a Playa Brava, virada para o mar aberto.

Punta del Este - Capela em Punta del Este
Capela em Punta del Este

Em termos de sightseeing a cidade tem pouca coisa: a capela e o farol (que são as construções mais antigas de lá), o caríssimo Cassino Conrad (que também promove shows internacionais), o Museu de Arte Ralli (que fica entre as mansões de Beverly Hills) e La Mano (estátua criada por Mario Irrazábal, mesmo artista que fez aquela outra mão no Deserto do Atacama, no Chile).

Punta del Este - Turistas em La Mano Playa Brava
Turistas se divertindo com La Mano

La Mano é o maior cartão postal da cidade. Mesmo no inverno, estava cheia de turistas. Difícil conseguir uma foto sem dúzias de pessoas fazendo macacadas atrás: sempre tinha uma pulando, outra bancando a modelo, alguém subindo nos dedos…

Mas não tem jeito, não dá pra não turistar num lugar desses! rs Acabei entrando na brincadeira e subi na estátua também, foi uma cena ridícula, mas as fotos ficaram legais 😀

Punta del Este - Estatua La Mano Playa Brava
Estatua La Mano na Playa Brava

O significado da estátua é controverso: há quem diga que ela representa a presença do homem na natureza…

E quem diga que é um aviso aos banhistas que se aventuram no mar agitado da Playa Brava – por isso a obra também é chamada de Monumento ao Afogado.

Punta del Este - Isla de los Lobos
Isla de los Lobos

Fiquei pensando como deve ser Punta del Este na alta temporada, uma loucura. O guia disse que o trânsito fica todo engarrafado, os restaurantes e boates têm fila… Aquela coisa de cidade balneário, né?

No nosso passeio faltaram duas coisas: conhecer os lobos marinhos que habitam a Isla de Lobos e assistir o sol se pôr. Porque quando chegou o fim da tarde, era hora de voltar para Montevidéu.

Punta del Este - Casapueblo em Punta Ballena
Casapueblo vista de longe em Punta Ballena

Dizem que o pôr-do-sol é lindo da Casapueblo também. Para quem quiser ver o espetáculo, é bom chegar com certa antecedência para garantir um lugar no terraço, já que a casa fica lotada nessa hora.

Vale lembrar que lá no verão o dia é mais longo e o sol só se põe depois das 8h da noite.

Punta del Este - Detalhe Casapueblo
Sol de Vilaró na Casapueblo

No inverno, a temperatura estava por volta dos 10 graus. Se dizem que a água do mar em Punta del Este já é fria durante o verão, nem imagino como deve ser no meio de julho!

Mas São Pedro foi muito gentil e nos ofereceu um belo dia de sol e céu azul para deixar as paisagens ainda mais bonitas.

Punta del Este - Piriapolis Cerro Santo Antonio
Céu azul em Piriápolis

Em compensação, no dia seguinte, o nevoeiro foi tão forte que fechou o aeroporto e cancelou nosso vôo de volta para casa… Ainda bem que a gente aproveitou!

Uma bela vinícola uruguaia
Aruba: férias em família no Caribe

[iframe src=”http://www.booking.com/?aid=379521&tmpl=searchbox&label=capa” rel=”nofollow” width=”100%” height=”180″]

Ao buscar hotéis através da caixa acima, você será direcionado para o site Booking.com, que é parceiro do blog. O Vontade de Viajar ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui – você ajuda a gente a manter o blog e não gasta nem um centavo a mais por isso! : )

14 comentários

  1. Ótimo passeio! Fizemos no verão e ainda curtimos uma prainha em Punta.

    Outra curiosidade é que o Vilaró é pai de um daqueles jogadores do time de rugby que sofreu um acidente aéreo nos Andes e eles tiveram que comer carne humana pra sobreviver, história dramática retratada nos filmes “Sobreviventes dos Andes”, de 1976, e “Vivos!”, de 1993, com Ethan Hawke.

    1. Oi, Quiuslei
      Não é difícil encontrar oferta de excursões, os hotéis sempre indicam alguma e há passeios todos os dias. Às vezes, há pequenas variações no portfolio ou no roteiro de cada uma (por exemplo, algumas excursões para Colonia del Sacramento param em uma granja suíça, outras não).

      A gente usou a agência LB Tour (http://www.lbtour.com.uy) mas você também pode dar uma olhada em outras como Indoor (http://www.indooruruguay.com/), CR (http://www.ceciliaregulesviajes.com) e Montevideo City Tour (http://www.montevideocitytour.com/)

      Obrigada pela visita ao blog e boa viagem! 🙂

  2. Olá
    A Fernanda comentou que fechou um passeio de 1 dia em Punta partindo de Montevidéo e eu gostaria de fechar algo parecido, vocês poderiam me mandar este contato?
    Obrigada,
    Hélen

    1. Oi, Helen! Legal que você gostou da ideia, Punta del Este é um destino lindo!
      Eu fechei o passeio no próprio hotel, sem muita antecedência (era baixa temporada). Você pode consultar as empresas indicadas no comentário acima.
      Obrigada pela visita! Depois, se puder, passa aqui no blog pra contar se a viagem foi legal!

  3. Fernanda vc. saberia me informar se o Tour anunciado pela Decolar.com, em Tickets, para Punta del Este, Casa Pueblo e Piriapólis, por R$ 99,00, parte de Montevideo? O anúncio não está bem claro e infelizmente eles não disponibilizam contato algum para dirimir dúvidas. Desde já muito obrigado.

    1. Oi, Celso! Tudo bom? Não conheço esse tour, mas há muitos com este mesmo itinerário saindo de Montevidéu. Normalmente esses anúncios têm link, se você clicar o site deve explicar melhor… Abs e boa viagem!

Deixe uma resposta