Palácios nos arredores de Paris

Se você tá de viagem marcada para Paris, provavelmente não tem nenhum dia sobrando no seu planejamento. É tanta coisa para ver e fazer! Mas se você já esteve lá antes ou quer ter um gostinho do que o país tem a oferecer fora da capital, que tal fazer um bate-e-volta para visitar belos palácios e conhecer cidadezinhas charmosas nos arredores de Paris?

Versailles

Palacios nos arredores de Paris - Palacio de Versailles

Versailles possui um dos pontos turísticos mais visitados na França, o Château de Versailles. Considerado um dos maiores do mundo, este castelo foi o símbolo da monarquia absoluta sustentada por Luís XIV. Ficou famoso também graças as excentricidades de Luís XVI e sua mulher Maria Antonieta, historia muito bem retratada no filme Marie Antoinette de Sofia Copolla.

Palacios nos arredores de Paris - Jardim do palacio de Versailles

Declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1979, o palácio e o parque de Versailles representam uma das mais belas criações de arte francesa do século XVII. Todos os cômodos do palácio são dignos de admiração e visita, mas os mais famosos e meus favoritos são a Galeria dos Espelhos e o imenso parque com seus jardins.

Palacios nos arredores de Paris - Hotel de Ville em Versailles

Vale também uma pequena visita a cidade de Versailles (veja o prédio da prefeitura, que lindo!) e recomendo a ida em dois deliciosos restaurantes: o estiloso Café et Restaurant le V (3 Rue Ducis) e o tradicional Au Chien Qui Fume (72 Rue de la Paroisse).

Como chegar em Versailles: RER C direção Gare de Versailles Château. A viagem dura cerca de 30 minutos do centro de Paris.

Saint-Germain-en-Laye

Palacios nos arredores de Paris - em St Germain en Laye

Saint-Germain-en-Laye é uma cidade rica em história e cultura e também local de nascimento do rei Luís XIV. Seu castelo é considerado uma das mais belas residências reais da França. Possui um lindo e imenso jardim e dele é possível ter uma vista incrível de Paris e observar também como a poluição está presente na Cidade Luz, o smog (smoke+fog) é bem visível e impressionante.

Palacios nos arredores de Paris - Portao St Germain en Laye

O Château de Saint-Germain-en-Laye abriga também, desde 2005, o Museu Nacional de Arqueologia com um vasto número de obras. Fiquei horas no museu observando todo seu acervo e também todos os detalhes deste lindo castelo.

Palacios nos arredores de Paris - Palacio St Germain en Laye

Antes de retornar à Paris fui fazer um pequeno passeio no centro da cidade, que é considerada a maior área de compras ao ar livre no oeste de Paris. Na rue de la Salle existem vários restaurantes e o meu escolhido para o almoço foi o La Crêpière, uma creperia tradicional da cidade.

Como chegar em Saint-Germain-en-Laye: RER C direção Saint-Germain-en-Laye. A viagem dura cerca de 30 minutos do centro de Paris.

Fontainebleau

Palacios nos arredores de Paris - Fontainebleau

Fui à Fontainebleau com o intuito de conhecer este famoso castelo e fazer um pic-nic em seu jardim. O Château de Fontainebleau é um dos maiores castelos reais da França e foi durante oito séculos habitado continuamente pela soberania francesa.

Declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1981, a visita ao castelo é marcada por diversas épocas e estilos arquitetônicos e também por uma linda coleção de pinturas, esculturas e objetos de arte do século XVI ao XIX.

Palacios nos arredores de Paris - Chateau Fontainebleau

O jardim do castelo é imenso e possui inúmeras fontes, além de um lago onde seus visitantes podem alugar e fazer um passeio de barco. Os jardins, de estilo francês e inglês, são super agradáveis para uma fuga da cidade de Paris e fazer um pic-nic durante o verão europeu.

Palacios nos arredores de Paris - Jardim de Fontainebleau

Como chegar em Fontainebleau: Pegar o trem R (direção Montargis) na Gare de Lyon e parar em Melun, depois pegar o ônibus direção Place Verdun e parar no ponto do Château. A viagem até o Château de Fontainebleau leva cerca de 1h30.

Leia também:

Rouen, um bate-e-volta de Paris para conhecer a Normandia
10 dicas muito top para curtir o lado chic de Paris

8 comentários

  1. Estarei no mês de dezembro em Paris. É possível fazer no mesmo dia a visita no Louvre-Palacio de Versalhes-Palacio Fontainebleau?

    1. Oi Andre, não é possível porque o Palácio de Versalhes fica na direção oposta ao de Fontainebleau. Você pode combinar uma ida ao Louvre (dependendo do que for ver porque o museu é bem grande) com uma ida à um dos palácios, mas será bem corrido. Boa viagem e aproveite! 🙂

  2. Paris tem tantas atrações que é difícil sobrar tempo para os arredores. Fomos pra Versalhes e realmente impressiona. A França merece ser destravada.

Deixe uma resposta