A cidade de Rouen, na região da Normandia, é a escolha perfeita para quem quer fugir de destinos batidos e, de quebra, estudar na França. Depois de uma semana em Paris, segui meu percurso para esta cidade menor, mas com uma animada vida universitária. Rouen fica bem próxima de Paris, com linha de trem que faz o percurso rápido e com bastante frequência até a estação de Saint-Lazare (no site da SNCF é possível checar os horários e comprar o bilhete).

Rouen - Arquitetura colombage - Foto Antonio Ponte

Arquitetura típica da Normandia – Foto: Antonio Ponte

Grande parte da vida de Rouen gira em torno da Universidade, cujo campus se concentra no topo do Mont Saint-Aignan.  Mas no centro da cidade, onde está a maior parte das atrações turísticas, as ruas são predominantemente planas e bastante convidativas a caminhadas e a longos passeios à pé. As diversas casinhas em estilo colombage e o comércio local deixam a visita ainda mais prazerosa.

Le Gros-Horloge e uma pausa para a cerveja

Pode-se dizer que o Gros-Horloge é um dos principais pontos turísticos de Rouen. É um grande e bonito relógio do século XIV (1389), instalado nas fachadas de uma torre com proeminência sobre uma das ruas de pedestre mais movimentadas da cidade. O mais impressionante é que, além das horas, ele ainda é capaz de indicar as fases da lua e o dia da semana.

Normandia - Rouen Horloge - Rua do Relogio - foto de appaIoosa

Relógio de Rouen – Foto: Appa Ioosa

Aberta à visitação, a torre do relógio (Le Beffroi) abriga um pequeno museu que mostra um pouco mais sobre a história do relógio e do próprio edifício. Ainda que não seja muito alta, a torre oferece uma bela vista panorâmica, com visão privilegiada para a Catedral Notre-Dame de Rouen. Para os amantes da cerveja, ao lado do relógio tem um bar da tradicional cervejaria belga Delirium Tremens – sim, aquela do elefantinho rosa. Vale a pena!

Catedral Notre-Dame de Rouen

Talvez, mesmo sem nunca ter visitado Rouen, você reconheça a Catedral da cidade. Claude Monet a retratou em inúmeras pinturas, dando realce para a variação da luminosidade em sua fachada nos mais diversos momentos do dia e épocas do ano.

Do estilo gótico, sua fachada é grandiosa, cheia de detalhes e com duas enormes torres que lhe garantiram o título de edifício mais alto do mundo até 1880.

Aproveite o passeio para conhecer o salão de chá Thé Dame Cake, bem próximo à Catedral, que tem um clima muito aconchegante e oferece lanches deliciosos. Era o que eu precisava para me aquecer do frio congelante do mês de janeiro.

Na frente da Catedral está o centro de informações turísticas da cidade, parada estratégica para pegar um mapa ou obter alguma dica do que fazer ou de algum evento que esteja rolando. Os atendentes são atenciosos e bastante solícitos.

Hotel de Bourgtheroulde

Perto do Vieux-marché é possível visitar um autêntico hôtel particulier francês. Trata-se do Bourgtheroulde, um hotel boutique 5 estrelas que atualmente pertence à linha autograph collection, da famosa rede Marriot de hotéis.

Se do lado de fora a imponência do antigo  edifício impressiona, com brasões e detalhes em alto relevo, o interior surpreende por sua grande modernidade.

O lobby do hotel é um mix de bar sofisticado com uma galeria de arte, de onde é possível avistar também uma linda piscina coberta. Já estou juntando as economias para me hospedar lá na próxima viagem!

Musée de Beaux-Arts

Os museus franceses, no modo geral, são mundialmente conhecidos por seus acervos magníficos e de respeito. O Musée de Beaux-Arts de Rouen não deixa nada a desejar. Situado em um belo edifício projetado pelo arquiteto Louis Sauvageot, tem uma coleção que inclui obras de Delacroix, Velásquez, Modigliani, Caravaggio, Rubens, Monet… Costumam dizer por lá que a melhor coleção impressionista fora de Paris está em Rouen. Enfim, recomendo fortemente.

imagem via

Museu de Belas Artes de Rouen (via)

Também são imperdíveis a Place Vieux-Marché, a Igreja da Santa Joana D’Arc e uma visita à torre que leva o nome da heroína francesa. A gente conta mais sobre esses locais nesse outro post aqui 🙂

A vida universitária

Logo de manhã, a cidade já fica bastante movimentada com seus vários estudantes organizando-se para chegar pontualmente às aulas. Por lá, os professores são bastante rigorosos com os horários, havendo pouca tolerância para atrasos.

Nos horários de pico, o transporte para a universidade fica cheio, porém é sempre muito confiável e prático. Não houve vez sequer que as informações indicadas nos pontos não se concretizassem. Se lá constasse “linha 06 em 10 minutos”, em exatos 10 minutos lá estaria o ônibus da linha 06.

Normandia - Rouen - Universidade - foto de Frederic Bisson no Flickr

Faculdade de Direito em Rouen – Foto: Frédéric Bisson

Apesar da grande quantidade de gente, dava até para apreciar a bonita paisagem da cidade e a vista panorâmica do alto do Mont Saint-Aignan.

Na hora do almoço, as opções dos estudantes iam desde ao restaurante universitário às boulangeries com sanduíches e doces franceses variados. Os preços por ali costumam ser todos bastante razoáveis e justos – boas alternativas também para os turistas.

Normandia - vista de Rouen - foto gasdub

A catedral na paisagem de Rouen (via)

As bibliotecas sempre estavam lotadas, dando a genuína impressão de que o estudo é algo levado a sério por lá. Sem dúvida, o ambiente universitário é ótimo para fazer novos amigos, estudar e praticar mais o francês.

Com tantos estudantes na cidade, a noite de Rouen é animada e fica por conta das chamadas “soirées”. De simples festinhas na casa de um amigo, com cada um levando algo para beber ou comer, até noitadas e eventos maiores, há sempre algo para fazer.

Normandia - Rouen - Festas universitarias - foto do blog Vontade de Viajar

Festas universitárias em Rouen

Por todo o canto da Universidade a gente encontra cartazes das mais variadas festas. Normalmente, há muitas festas temáticas dos estudantes Erasmus ou de países que possuem alunos realizando intercâmbio naquele período. O site oficial da cidade tem informações fresquinhas para você organizar sua viagem e ficar por dentro da programação cultural.

Leia também:

Universidades que merecem entrar no roteiro de férias
Dicas preciosas para aproveitar Paris comme il fault
As melhores e mais tradicionais confeitarias do mundo
Share

 

10 Comentários

    • Oi, Fernanda! Que legal! Pelo visto você também é uma apaixonada pela Normandia. Na próxima, não deixe de dar um pulo em Rouen. A cidade é muito linda e interessante. Abraços

  1. No meus primeiros planos ela tava incluída!! Mas na hora de descer pro planeta terra e encarar a realidade tive que me conformar que com o tempo que eu tinha não dava pra fazer milagre.. rs!! Mas na próxima ela não me escapa!! Abçs

Exibir Comentários

Close