Onde ficar em Berlim: um design hostel em Mitte

Acertamos em cheio na escolha de onde ficar em Berlim! Nos hospedamos no Generator Mitte, albergue de uma rede que tem também unidades em Londres, Barcelona, Copenhagen… É um hostel super moderno, com uma decoração linda e tudo planejado de um jeito bem funcional. Ficamos numa suíte que parecia um quarto de hotel! :)

Onde ficar em Berlim - Quarto duplo suite no albergue
Quarto duplo no Generator Hostel em Berlim

Na recepção tem mapas e folhetos, mas o conhecimento da galera de staff varia muito de um atendente para o outro. Quando pedimos indicações de restaurante, por exemplo, o rapaz que estava na recepção foi procurar no TripAdvisor… rs rs

A boa notícia é que a internet wifi é livre e pega em todos os quartos, então você pode pesquisar esse tipo de coisa sem problema.

Serviços no hostel

Adorei as ilustrações do Muro de Berlim nos corredores e também curti os cômodos comuns – havia mesas e sofás pra todo gosto: pra quem quer ler, pra quem quer usar o computador, pra quem quer conhecer gente… E ainda tinha o bar do hostel com totó e uma mesa de ping-pong no pátio :D

No subsolo fica o depósito de malas e também uns cofres para quem tem pequenos objetos de valor, além de uma salinha de lavanderia.

Programe-se com alguma antecedência porque são poucas máquinas e o horário limite é às 10h da noite. Nossas amigas queriam lavar roupas na véspera do check out e não conseguiram porque já tinha “fila” até a hora de fechar.

Onde ficar em Berlim - Cafe da manha no hostel
Café da manha no hostel em Berlim

Café da manhã

O café da manhã é pago à parte e não é uma pechincha, mas é um bom buffet que inclui pão, frios, frutas, geleias, cereais, leite, café e refresco. E um detalhe que eu gosto muito: o buffet é servido no lounge com mesas grandes, o que é ótimo para conhecer outros viajantes!

Pessoalmente, acho mais prático tomar café no hostel e sair direto para as atividades do dia do que procurar padarias pela rua. Alternativamente (ou para lanches ao longo do dia), tem também uma cafeteria no hall de entrada – que serve Overnight Oats, salada de frutas, croissant e muffins a preços de Starbucks.

Onde ficar em Berlim - Cafeteria do albergue
Cafeteria estilo Starbucks no hostel

Localização: Berlim Mitte

A localização do Generator é ótima, do ladinho da estação de metrô (S-Bahn) Oranienburger Strasse, uma ótima região para ficar em Berlim! Se quiser um ponto de referência, o albergue é próximo à Nova Sinagoga. Acho que o hostel não tinha garagem mas havia um estacionamento bem ao lado.

Agora anota aí uma dica boa: o restaurante Aufsturz, que fica na esquina, tem comida gostosa, preço justo e é um bom lugar para tomar uma cerveja à noite – o bar tem uma boa carta de cervejas alemães para você experimentar.

Estacoes fantasmas de Berlim - Oranienburger Strasse em 2014
Localização próxima ao metrô não tem erro!

Outros hostels em Berlim

Quem quiser ver outra opção de hostel pode dar uma olhada no Meininger Mitte, que fica na mesma rua do Generator e também é todo novinho e bem decorado.

As duas redes de albergues possuem outras filiais em Berlim: o Meininger Hauptbanhof, que fica perto da estação central, e o Generator Prenzlauer Berg, que fica mais ao leste mas tem uma estação de S-Bahn do lado e é mais barato.

Onde ficar em Berlim - Meninger hostel
Onde ficar em Berlim: Meninger hostel em Mitte

Nessa mesma viagem pela Alemanha, visitamos outras 3 cidades bem bacanas: Munique, Nuremberg e Dresden. Ficamos sempre em albergues, todos de altíssimo nível, e você encontra as dicas aqui.

Dicas infalíveis para escolher o melhor albergue