O que fazer em San Francisco, na Califórnia
São Francisco é uma cidade cativante. É fresca (sempre venta muito) e tem o céu azul quase todos os dias. A impressão que me dá, a cada viagem, é de que seria uma cidade deliciosa para morar. As pessoas de lá são incríveis também, sem medo de falar com você no meio da rua e muito interessadas pelo resto do mundo.
Para completar esse clima bacana, eles têm um cuidado enorme com suas atrações turísticas, o que faz os passeios ainda mais agradáveis. A cidade não é muito grande e os pontos turísticos não são tantos assim, mas esses aqui são os meus preferidos:
Ilha de Alcatraz
Sou uma turista teimosa que deixou de ir a Alcatraz nas primeiras 3 vezes que visitou a cidade. Achava que era programa chato, conhecer uma prisão. Mas eu estava errada. A ilha que abriga o antigo presídio tem uma vista linda da cidade logo no caminho até o pavilhão principal, jardins lindos e super bem cuidados, além de cantinhos informativos (ver onde os presos mortos eram queimados é bem mórbido, mas a exposição é extremamente informativa).
O grande destaque é o audio-tour, narrado por três guardas e três prisioneiros que estiveram realmente na prisão. Mesmo disponível em várias línguas (inclusive português), vale a pena se esforçar um pouco e pegar a versão original em inglês. As histórias contadas por eles ganham uma vida incrível, é como ver um filme se passando no prédio visitado.
Bondinho de San Francisco
Os bondes de São Francisco são famosos e valem a pena por si só. É um passeio delicioso de verdade. A linha Powell vai de uma área turística (Union Square, onde estão todas as lojas famosas) para outra área bem turística (Fisherman’s Wharf, o porto, cheio de restaurantes famosos e lojas de souvenir). Pra voltar, a linha de trem “F Line” (parte do Muni, sistema de transporte da cidade) vai do porto para o centro comercial passando por outro trajeto. Os trens dessa linha são todos antigos e vindos de vários lugares do mundo, é sempre uma surpresa qual trem vai aparecer.
SFMoMA: arte moderna
Gosto muito do prédio, do arquiteto espanhol Mario Botta. Os espaços interiores são lindos. O acervo do Museu de Arte Moderna de San Francisco não tem grandes destaques (tem “A Fonte”, do Duchamp, que eu sempre gosto de ver), mas aí entra em cena novamente o cuidado que eles têm com os detalhes: o audio-guia é um iPod Touch, com informações sobre os quadros na tela (você pode ouvir ou ler) e alguns quadros têm conteúdo interativo. Também vale conhecer o terraço de esculturas, que tem cafés e lugares pra sentar.
Golden Gate: ícone de San Francisco
A ponte linda e vermelha pode ser vista de vários pontos da cidade. Como San Francisco fica na Costa Oeste, é incrível ver o sol se pôr atrás da Golden Gate, dentro do mar. Muito bonito. Outra coisa legal é atravessar a ponte de bicicleta. Dá pra ir até Sausalito, gracinha de cidade que fica do outro lado. No próprio lugar que aluga bicicletas você pode comprar a passagem de barca para a volta. Vale a pena a visita.
California Academy of Sciences
Reserve um dia inteiro para o Golden Gate Park, um parque urbano imenso (20% maior que o Central Park, em NY) que vale a visita. Faça um pic-nic (acompanhado de esquilos, por favor) e visite o incrível prédio da California Academy of Sciences, que fica bem em frente ao museu de belas artes De Young, outro espetáculo da arquitetura contemporânea.
Dentro da California Academy of Sciences tem dois cilindros: um é uma floresta tropical indoors (com bichos, plantas e um aquário subterrâneo) e o outro é um planetário virtual. Os ingressos para o planetário são limitados, então é bom chegar cedo para garantir o seu. Uma visita ao telhado do prédio, de gramado verde, também é imperdível.
Palace of Fine Arts
Remanescente de uma exposição internacional, o Palace of Fine Arts tem um estilo “greco-romano” fake. Ainda sim, é realmente lindo. Mas verdadeira preciosidade da cidade fica atrás dele. O Exploratorium é voltado para o público infantil (eu fui pra lá com minha priminha) mas é desses lugares em que dá vontade de empurrar as criancinhas pra brincar também. É um galpão bem grande com muitos (muitos!) experimentos científicos de todo tipo.
[Atualização: o Exploratorium agora funciona no Pier 15 de San Francisco, com uma vista linda da Baía e perto do Aquarium of the Bay]
Viagem pela Califórnia
Se São Francisco é apenas o ponto de partida da sua viagem, veja as dicas para um roteiro de 15 dias pela Highway 1, indo até Los Angeles e San Diego! Para quem viaja no verão, o Parque Nacional de Yosemite também é uma opção interessante, com algumas das paisagens mais bonitas da Califórnia!