Fête des Lumières: festival de luzes em Lyon

Todo ano, no início de dezembro, acontece em Lyon, na França, um dos mais lindos e populares festivais do mundo: a Fête des Lumières – Festival das Luzes, em português.  Acredite se quiser: em termos de público ele perde somente para o Carnaval e a Oktoberfest de Munique.

Lyon - Fete des Lumieres - Igreja iluminada

A cidade de Lyon fica lotada! O festival reúne 4 milhões de pessoas, que durante quatro noites desbravam ruas, becos, praças e parques da cidade em busca de monumentos e locais emblemáticos iluminados por uma variedade de artistas. Mais de 70 instalações de luz criam uma atmosfera mágica em Lyon, além da exibição de vídeos, design de som e artes cênicas. Tudo isso gratuito para o público 🙂

Lyon - Fete des Lumieres - Projecao de luz

Desde 1852 a festa acontece anualmente em homenagem à Virgem Maria, considerada por fiéis como a grande protetora do sul da França durante a pandemia de peste que assolou a Europa na Idade Média. Naquele ano, no dia 8 de dezembro, foi inaugurada a estátua da Virgem na Igreja de Notre Dame de Fourvière e os fiéis iluminaram a janela de suas casas com copos com velas dentro, os chamados “lumignons”, dando início a Fête des Lumières.

Até hoje mantém-se a tradição de iluminar as janelas das casas durante o festival mas o que mais chama atenção dos turistas que visitam Lyon nesta época é a inovação tecnológica nas projeções espalhadas pela cidade.

Lyon - Fete des Lumieres - Show de luzes

Participei da Fête des Lumières em 2010 e 2011 quando fiz meu intercâmbio na cidade e me apaixonei por este festival. O frio do inverno europeu passa despercebido graças ao grande número de pessoas na rua e o vinho tinto carregado embaixo do braço.

Em 2014, o festival acontece de 5 a 8 de dezembro 😉

2 comentários

Deixe uma resposta