Cenários da série Sex Education entre a Inglaterra e o País de Gales
A série Sex Education da Netflix tem aquele jeitinho de filme de high school americana dos anos 90, mas tem sotaque britânico. Se Otis, Eric e Maeve também te conquistaram e você ficou se perguntando que cidade fofa é essa onde eles vivem, chegou a hora de descobrir! Veja onde se passa Sex Education e conheça os cenários onde a série foi gravada.
Onde fica Moordale
Moordale é uma cidade fictícia, com locações em diferentes pontos na região de Wye Valley, fronteira entre a Inglaterra e o País de Gales. Os cenários do interior do Reino Unido são um pano de fundo tranquilo para os dilemas dos personagens acontecerem com todo o protagonismo.
A atmosfera e a dinâmica da escola parecem bem americanas e fazem referências diretas aos clássicos da Sessão da Tarde, mas a série traz elementos mais originais e contemporâneos na abordagem dos temas, na construção dos personagens e na interação entre eles.
Como as séries britânicas nem sempre agradam a todos os gostos, é legal ver as paisagens da região numa produção que virou hit!
A casa de Otis e Jean
Otis mora com sua mãe numa casa linda com vista para o rio Wye – eu amo quando eles tomam café na varanda! A casa fica em Symonds Yat, a cerca de 1 hora de carro de Cardiff ou 40 minutos de Newport. Se quiser fazer um passeio até lá, aproveite para curtir o visual do rio no mirante Yat Rock e tomar um brunch (ou quem sabe passar a noite?) em uma das pousadas da região, como The Saracens Head Inn ou Forest View Guest House.
A ponte no caminho para casa
Sempre que Otis e Eric voltam da escola ou saem para passear, eles passam por uma ponte daquelas típicas das cidades pequenas do Reino Unido. A ponte que mais aparece é a Wireworks Bridge em Tintern – uma antiga ponte ferroviária que não fica tão pertinho da casa dele assim, dá meia hora de carro seguindo a lateral do Rio Wye (aproveite para visitar as ruínas da Abadia de Tintern).
A ponte branca de metal que aparece no episódio 5 (em que eles estão fantasiados de Hedwig) é a Brockweir Bridge. O engraçado é que, como o rio marca a divisa entre os territórios, de um lado das pontes é Inglaterra e do outro é o País de Gales ?
Moordale: a escola de Sex Education
O prédio da escola Moordale Secondary School é o antigo Campus Caerleon, da University of South Wales. O campus não está mais em funcionamento desde 2016, depois que a universidade construiu um prédio novo numa localização mais central na cidade de Newport. Talvez Caerleon seja transformado em um condomínio residencial futuramente, mas o projeto ainda está em discussão.
Ginásio em que Jackson faz natação
As locações do ginásio e do auditório, no entanto, não ficam no mesmo campus. Os treinos de Jackson Marchetti, os torneios de natação e as conversas importantes que Otis teve à beira da piscina foram cenas filmadas na Newport International Sports Village.
Já na cidade de Penarth, o teatro The Paget Rooms serviu de cenário para as assembleias, discursos do diretor Michael Groff e palestras da Jean.
Loja onde Ola e Adam trabalham
A loja de conveniência (mercado? farmácia?) em que a Ola e o Adam trabalham é o mercadinho local Browns Village Stores, que fica no meio do caminho entre a ponte de Tintern e a casa do Otis, em Llandogo. É nessa mesma loja que Maeve compra o teste de gravidez no episódio 2.
Escola Militar do Adam
Mountainside, a escola militar em que Adam estava no início da segunda temporada, foi filmada no Margam Castle, perto de Port Talbot, bem longe dos demais locais de gravação, no oeste do País de Gales.
Construído na década de 1830 em estilo gótico, este casarão residencial é atualmente aberto ao público para visitas ao palácio e ao imenso parque que tem diversas áreas de lazer, atividades de arvorismo. Margam Castle também ficou famoso pelas histórias de fantasmas e já apareceu em diversas séries de TV sobre lugares mal assombrados!
Trailer onde a Maeve mora
Maeve tá sempre sem grana para pagar o aluguel do trailer onde ela mora, no Sterrett’s Caravan Park, em Symonds Yat West, a cerca de 10 minutos de carro da casa do Otis. É tipo um parque de motorhome, com um monte de casinhas enfileiradas (dá para alugar, inclusive… mas não tem a mesma decoração da Maeve rs). Do ladinho do parque, fica The Amazing Hedge Puzzle, um labirinto verde aberto ao público.
Wye Valley foi uma das primeiras áreas do Reino Unido a se tornar um destino turístico, no século 18, pela beleza do rio e dos cânions da região. Mas embora atraia viajantes europeus há tanto tempo, ainda não é muito conhecida entre os brasileiros – quem sabe agora com esse empurrãozinho da Netflix?
Leia também: