Brooklyn Bridge Park: verão em NY
O Brooklyn Bridge Park é um dos novos parques que Nova York ganhou ao longo dos anos 2000, quando a cidade começou um projeto de revitalização da orla do East River. Localizado na área do DUMBO (o que significa que está entre o melhor de dois mundos: Brooklyn e Manhattan), ele se tornou o point de verão para os moradores e turistas.
Nos meses mais quentes do ano, entre abril e setembro, o Brooklyn Bridge Park oferece a melhor programação ao ar livre da cidade: aulas de yoga e dança; passeios de caiaque; cinema e música ao livre e várias outras coisas legais pra fazer.
Durante a minha viagem para Nova York, em agosto e setembro, participei de vários eventos no parque e deixo algumas dicas para quem tem curiosidade de explorar esta área no bairro do Brooklyn:
Smorgasburg – É uma das mais famosas feiras gastronômicas de Nova York. Ela acontece em dois locais nos fins de semana: aos sábados no East River State Park em Williamsburg (que a gente já mostrou aqui) e aos domingos no Píer 5 da Brooklyn Bridge Park. Minhas comidinhas favoritas são o Ramen Burger (curioso mas delicioso hambúrguer de miojo) e o já famoso Lobster Roll (sanduíche de lagosta vendido pelo Red Hook Lobster Pound).
DUMBO Arts Festival – Festival gratuito que apresenta o melhor da arte local, nacional e internacional. Ao longo de três dias, ele atrai cerca de 200 mil pessoas e conta com a participação de mais de 400 artistas. As obras ficam expostas nas ruas, em galerias de arte e em apartamentos da região.
Ample Hills Creamery – Durante o verão, a sorveteria artesanal que tem duas lojas do outro lado do Brooklyn abre um quiosque no parque. Os sorvetes vêm em potinhos e têm sabores bem diferentes, como o Salted Crack Caramel, que tem biscoitos salgados cobertos de chocolate no meio do sorvete de caramelo, e o Ooey Gooey Butter Cake, que é um sorvete de baunilha com pedaços de bolo amanteigado.
Photoville – Combinando exposições fotográficas, instalações foto ao ar livre, palestras, workshops e projeções multimídia noturnas, o Photoville é um espaço modular construído a partir de contêineres livre e aberto para todos os visitantes e curiosos. Fica no Pier 5 e vale a visita.
O Brooklyn Bridge Park começou a ser construído em 2008, no lugar dos antigos píeres que atendiam as fábricas que funcionavam no Brooklyn até os anos 80. Com a decadência da atividade industrial naquela região, o cais foi desativado e muitos armazéns ficaram abandonados por quase 3 décadas. Agora, com a revitalização, alguns desses armazéns deram lugar a quadras de basquete, vôlei e futebol e o bairro todo está se transformando ao redor do parque.
Por ali é possível encontrar várias galerias de arte e durante a noite as ruas ficam cheias de gente curtindo música ao vivo e movimentando os bares e restaurantes da área. Uma dica é ir a pizzaria Grimaldi’s, aclamada como a melhor pizza de Nova York.
Um passeio pelo Brooklyn Bridge Park é uma excelente fuga da correria, das buzinas e das sirenes de Manhattan e ainda garante belas fotos das pontes e da skyline nova-iorquina :)
Quer se hospedar no Brooklyn? Confira as opções de hotéis próximos ao parque.
E veja também: lugares econômicos para comer em Nova York e um guia prático para conhecer o melhor de Williamsburg, uma das regiões mais animadas do Brooklyn!