Borough Market: programinha foodie em Londres
Uma das melhores experiências que você pode ter em Londres é ir comer e passear no Borough Market, mercado super tradicional na margem sul do rio Tâmisa. É o lugar perfeito para almoçar se você for visitar qualquer coisa na região entre a Tate Modern e a Tower Bridge – e parada obrigatória para recarregar as energias se estiver explorando todas as coisas legais que tem pra fazer no South Bank :)
O Borough Market funciona ali há mil anos (literalmente), é um dos maiores e mais antigos mercados da cidade. Começou como uma feira e recentemente ganhou um toque gastronômico mais moderninho, com chefs que têm conquistado prêmios e restaurantes bacanas como Elliot’s Café.
Vá com fome e aceite todas as degustações que te oferecerem nas barraquinhas do mercado! Você não vai se arrepender!
Queijos de todos os tipos, trufas, sucos de fruta feitos na hora, cookies e bolos… São tantas coisas deliciosas para provar! Tem até algumas coisas meio esquisitas, tipo patê de pombo :roll: (juro que é gostoso!)
Depois de abrir o apetite beliscando aqui e ali, nós escolhemos o Burger artesanal de cervo das Highlands. Muito, muito bom! Essa era a hora de experimentar uma comida tipicamente britânica que fosse além do menu de “Fish & Chips” ou “Steak & Ale Pie” dos pubs!
Não deixe de provar o Pimm’s, bebida que os ingleses adoram especialmente no verão. É um drink com gin, refrigerante de limão e pedaços de frutas – normalmente leva morango, laranja, hortelã e até pepino!
Para completar, ao lado do mercado a cafeteria Monmouth faz fila na porta e quando você tomar o café vai entender por quê. É um poucos lugares de Londres que serve café filtrado em vez de expresso, com o grão moído na hora. No meio tem uma mesa grande com pães e geleias para acompanhar o café (você paga £ 4 e come à vontade).
Vale a pena aproveitar para dar uma olhada na Catedral de Southwark, que fica bem pertinho do mercado e tem um estilo gótico medieval impressionante. Dei até uma entradinha no meio da missa para espiar por dentro :)
Aliás, da primeira vez que fui ao Borough Market cheguei pelo quarteirão da Catedral e passei bem em frente à Bread Ahead, onde funciona uma escola de padaria e confeitaria… Quase enlouqueci com o cheio dos pães saindo do forno! É outro lugar legal de conhecer – seja na loja, na barraquinha que eles têm no meio da feira ou fazendo um workshop para colocar a mão na massa.
Para chegar no Borough Market, tem uma pegadinha: a estação de metrô mais próxima não é a Borough, é a London Bridge! Os melhores dias para visitar são de quarta a sábado (10h-17h), porque 2ª e 3ª não tem feira, só alguns lugares abrem para o almoço, e domingo fica tudo fechado.