O que fazer em Aruba: praia e Balashi gelada

O paraíso é azul. A sentença escrita assim soa como clichê, admito, mas é a primeira coisa que passou pela minha cabeça assim que coloquei os pés nas areias claras de Palm Beach e vi os incontáveis tons de azul claro do mar e do céu se encontrando no infinito. O paraíso na Terra existe e é azul. Trata-se de Aruba, simpática ilha a 24 Km da costa da Venezuela.

Aruba - Praia tranquila paraiso
Praia tranquila em Aruba: um paraíso

Quando eu fui procurar um destino para as próximas férias, em primeiro lugar defini que deveria ser uma praia, onde eu andasse pouco, saísse do hotel direto na areia e que eu ficasse o dia inteiro jogado ao sol como um lagarto, bebendo uma cerveja gelada e sem nenhuma preocupação a não ser pegar a próxima bebida.

Pesquisando aqui no blog Vontade de Viajar e ouvindo histórias de amigos que lá estiveram, me convenci de que Aruba era a melhor solução para uma semana de férias entre o Natal e o Ano Novo.

Aruba - Resort em Aruba na praia de Palm Beach
Resort em Aruba na praia de Palm Beach

Resort em Aruba: Palm Beach

Destino escolhido, eu tinha agora que escolher entre um Resort All Inclusive (com café, almoço, jantar e algumas bebidas liberadas) ou um Resort apenas com o café da manhã.

Escolhi a última opção, porque, embora se tornasse menos econômica, já que os restaurantes em Aruba são caros, me dava a liberdade de passear por aí e parar onde melhor me apetecesse para matar a fome.

Eu e minha esposa escolhemos o Holiday Inn, localizado em Palm Beach, a mais famosa praia local. O objetivo era ficar perto dos principais restaurantes e centros comerciais, para que eu não precisasse de transporte para nada.

Aruba - Prato tipico culinaria de Aruba
Prato típico da culinária de Aruba

O hotel é simples e feito para agradar americanos. Café da manhã repleto de gordura, com bacon, linguiças etc. As frutas não são coisas do outro mundo, afinal é uma ilha que importa quase tudo o que consome. Mas quem se importa?

Eu estava no paraíso e para chegar lá bastava atravessar a recepção do Hotel, pegar minha toalha, uma cadeira e ficar ao sol como os inúmeros iguanas do lugar.

Aruba - Iguana - foto de Rafael Maia para o blog Vontade de Viajar
Iguanas por todo lado em Aruba

Balashi: a cerveja de Aruba

“Um país não pode ser considerado um país de verdade se não tiver ao menos uma cerveja e uma empresa aérea. Ajuda se tiver uma equipe do futebol, ou armas nucleares, mas o mais importante é a cerveja.” Frank Zappa

Sou um grande fã de cervejas. Para mim, citando Benjamin Franklin, elas são a prova de que Deus existe e nos quer felizes. Por isso sempre que eu vou a um lugar procuro saber quais são as cervejas locais, porque, ao contrário do vinho, cervejas não são boas viajantes, portanto quanto mais frescas e próximas ao local de produção, melhor.

Aruba - Praia na area dos resorts
Praia na área dos resorts

No caso de Aruba, a cerveja Balashi é mais que a cerveja local. É o orgulho nacional que estampa copos, camisetas e até baralhos. A visitação à cervejaria chega a ser um programa turístico, mas como eu só tinha seis manhãs para aproveitar a praia e o horário da visita era às 10h30min, desisti de ir à Balashi. Mas não se preocupe, ela vai a você, onde você estiver.

Em chope ou engarrafada, é uma cerveja simples. Sua falta de complexidade é compensada pela refrescância. Afinal o lugar é uma ilha repleta de praias ensolaradas. Quem quer uma cerveja gourmet? O sujeito quer é beber e se refrescar. Ponto para a Balashi.

Aruba Balashi Beer - Foto Plum Deluxe
Balashi Beer – Foto: Plum Deluxe

Contudo, as cervejas importadas, especialmente da Holanda, do México e dos Estados Unidos são muito consumidas. Inclusive as cervejas Amstel Bright (holandesa) e Corona Light (mexicana), duas cervejas bem claras e que devem ser bebidas bem geladas, lideravam as vendas por lá até que a Balashi resolveu, mantendo sua tradicional fórmula também, lançar a Chill, mais clara e refrescante que a original.

O resultado é que ela se tornou líder das vendas e colocou as coisas em seus devidos lugares. Portanto, se for a Aruba, Chill e Balashi sem medo.

Um lugar muito bacana para se visitar também é o Taste Of Belgium no Palm Beach Plaza. Além de uma excelente carta de cervejas belgas, tem um hambúrguer delicioso e um ambiente descontraído. Se for almoçar é fácil achar lugar, mas para o jantar aconselho reservar pelo site.

Arubianas, as ilegítimas

Outra curiosidade da “Ilha Feliz”, como é conhecida, justamente, Aruba, são as sandálias Arubianas. O sujeito mais desatento poderia tomá-las por Havaianas, por ser tratar de uma cópia das sandálias brasileiras. Marca, cor, tipologia e design das sandálias em tudo parecem um dos nossos mais famosos produtos de exportação.

Aruba - Sandalias Arubianas - foto de Rafael Maia para o blog Vontade de Viajar
Sandálias Arubianas

Tanto que as Alpargatas, donas da verdadeira marca, entraram com uma ação em corte internacional contra a imitação. Mas como eu achei o maior barato a imitação e como todos têm Havaianas, resolvi tirar uma onda com as minhas ilegítimas Arubianas.

Passeios e city tour em Aruba

Continuando o relato, resolvi seguir a dica da Nanda e fazer o passeio de submarino e o City Tour. São mesmo imperdíveis. Tanto a geografia e flora locais quanto o fundo do mar são lindos. Vale a pena cada dólar gasto. Não fiz nenhum passeio de mergulho, pois o eu queria era apenas sombra e Balashi gelada.

Os preços são caros, mas não impagáveis. Está tudo em dólar e você não precisa da moeda local – Florin Arubiano – para nada. No mais você pode ler aqui mesmo no Vontade de Viajar outras dicas sobre a ilha caribenha.

Aruba - Coqueiros e barracas na praia de Palm Beach
Coqueiros e barracas na praia ao pôr-do-sol

Eu recomendo a viagem. É um pôr do sol de arrancar aplausos, ao estilo do Arpoador. Se você gosta de praia, não pode partir dessa para melhor sem conhecer Aruba.

Leia também:

Um dia de sol em Punta del Este, no Uruguai
Cruzeiro de Miami às Bahamas