Amizade de intercâmbio: a história da Gabi e da Susi

Fazer amigos no intercâmbio e conhecer gente de todos os cantos do mundo é uma das melhores coisas de ir estudar no exterior. E o mais legal é que algumas amizades duram para a vida toda!

Foi assim que Gabriela e Susi se conheceram, aos 17 anos, durante um intercâmbio nos Estados Unidos, em 1991. Gabriela é brasileira e Susi é alemã – foi da primeira geração de jovens da Alemanha Oriental que puderam viajar para o exterior após a queda do Muro de Berlim.

Amizade de intercambio - o ursinho viajante

Se a gente já fica com frio na barriga ao embarcar quando faz intercâmbio hoje em dia, imagina como era há 20 anos…. Fazer intercâmbio na década de 90 era uma experiência ainda mais intensa – sem internet, os estudantes só se comunicavam com a família e os amigos por carta ou raramente por telefone, porque era caríssimo. Dá para imaginar que as amizades entre os intercambistas tinham um papel importantíssimo, pois estavam todos no mesmo barco.

No ano seguinte, Susi voltou para a Alemanha e, pouco depois, foi morar em Paris, onde vive há quase 20 anos. Gabriela veio embora para o Brasil, trazendo consigo um ursinho de pelúcia que ganhou das amigas de intercâmbio.

Amizade de intercambio - Gabi e Suzi no campo de girassois

As duas trocaram cartas com frequência nos primeiros anos, mas acabaram se afastando um pouco. A comunicação ficou mais fácil quando elas começaram a usar email.

O reencontro aconteceu em 1999, quando Gabriela planejou uma viagem com uma amiga e ficou hospedada na casa da Susi, em Paris. Foi como se elas tivessem se visto na véspera – mesmas brincadeiras, mesmo entrosamento, mesma amizade. O ursinho de pelúcia também foi, e passou a morar na França com a Susi.

Amizade de intercambio - Gabi e Suzi no Rio

A primeira visita da amiga alemã ao Brasil aconteceu em 2003, quando Gabi já tinha uma filhinha de 2 anos. E ela veio de novo em 2005, quando viajaram juntas pelo Nordeste.

Três anos depois, Gabi se mudou para a Hungria e as duas puderam se ver com mais frequência. Alguns dias livres na primavera eram desculpa suficiente para uma viagem entre Paris e Budapeste, e lá foi o ursinho ficar com a Gabi de novo.

Amizade de intercambio - Gabi e Suzi em Paris

A essa altura, as duas famílias já se conheciam e era divertido ver as mães conversando – uma falando em português, outra respondendo em alemão – durante o fim de semana numa casa de campo em Dresden.

Em 2011, as famílias se reuniram novamente em Madri. Confesso que, nesse ponto, não sei mais com quem estava o ursinho. Mas agora Gabi está vivendo na Escócia, e Susi já está planejando uma viagem para lá. Acho que o ursinho vai viajar mais uma vez!

E você, tem amizades de intercâmbio que marcaram para a vida toda?

Leia também:

Como se sente um mochileiro durante de uma volta ao mundo
A arte de viajar: o que leva a gente a explorar o desconhecido?
banner booking 510x65

3 comentários

Deixe uma resposta