Palácios nos arredores de Paris
Se você tá de viagem marcada para Paris, provavelmente não tem nenhum dia sobrando no seu planejamento. É tanta coisa para ver e fazer! Mas se você já esteve lá antes ou quer ter um gostinho do que o país tem a oferecer fora da capital, que tal fazer um bate-e-volta para visitar belos palácios e conhecer cidadezinhas charmosas nos arredores de Paris?
Palácio de Versalhes
Versalhes possui um dos pontos turísticos mais visitados na França, o Château de Versailles. Considerado um dos maiores do mundo, este castelo foi o símbolo da monarquia absoluta sustentada por Luís XIV.
Ficou famoso também graças as excentricidades de Luís XVI e sua mulher Maria Antonieta, historia muito bem retratada no filme Marie Antoinette de Sofia Copolla.
Declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1979, o palácio e o parque de Versalhes representam uma das mais belas criações de arte francesa do século XVII. Todos os cômodos do palácio são dignos de admiração e visita, mas os mais famosos e meus favoritos são a Galeria dos Espelhos e o imenso parque com seus jardins.
Vale também uma pequena visita a cidade de Versailles (veja o prédio da prefeitura, que lindo!) e recomendo a ida em dois deliciosos restaurantes: o estiloso Café et Restaurant le V (3 Rue Ducis) e o tradicional Au Chien Qui Fume (72 Rue de la Paroisse).
Como chegar em Versalhes: RER C direção Gare de Versailles Château. A viagem dura cerca de 30 minutos do centro de Paris. Também existem companhias de turismo que fazem passeios guiados de Paris para Versalhes e outras fazem dobradinha de Versalhes e Giverny no mesmo dia.
Saint-Germain-en-Laye
Saint-Germain-en-Laye é uma cidade rica em história e cultura e também local de nascimento do rei Luís XIV. Seu castelo é considerado uma das mais belas residências reais da França. Possui um lindo e imenso jardim e dele é possível ter uma vista incrível de Paris e observar também como a poluição está presente na Cidade Luz, o smog (smoke+fog) é bem visível e impressionante.
O Château de Saint-Germain-en-Laye abriga também, desde 2005, o Museu Nacional de Arqueologia com um vasto número de obras. Fiquei horas no museu observando todo seu acervo e também todos os detalhes deste lindo castelo.
Antes de retornar à Paris fui fazer um pequeno passeio no centro da cidade, que é considerada a maior área de compras ao ar livre no oeste de Paris. Na rue de la Salle existem vários restaurantes e o meu escolhido para o almoço foi o La Crêpière, uma creperia tradicional da cidade.
Como chegar em Saint-Germain-en-Laye: RER C direção Saint-Germain-en-Laye. A viagem dura cerca de 30 minutos do centro de Paris.
Castelo de Fontainebleau
Fui à Fontainebleau com o intuito de conhecer este famoso castelo e fazer um pic-nic em seu jardim. O Château de Fontainebleau é um dos maiores castelos reais da França e foi durante oito séculos habitado continuamente pela soberania francesa.
Declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1981, a visita ao castelo é marcada por diversas épocas e estilos arquitetônicos e também por uma linda coleção de pinturas, esculturas e objetos de arte do século XVI ao XIX.
O jardim do castelo é imenso e possui inúmeras fontes, além de um lago onde seus visitantes podem alugar e fazer um passeio de barco. Os jardins, de estilo francês e inglês, são super agradáveis para uma fuga da cidade de Paris e fazer um pic-nic durante o verão europeu.
Como chegar em Fontainebleau: Pegar o trem R (direção Montargis) na Gare de Lyon e parar em Melun, depois pegar o ônibus direção Place Verdun e parar no ponto do Château. A viagem até o Château de Fontainebleau leva cerca de 1h30.
Também tem tour guiado de Paris que visita Fontainebleau e o Castelo de Vaux-le-Vicomte no mesmo dia.
Leia também: