Bodega Bouza: uma bela vinícola uruguaia
Há quem ache que é um programa turistão, mas foi uma das melhores experiências que tivemos na viagem a Montevidéu: eu e minha mãe passamos um dia super agradável na Bodega Bouza, uma das fazendas familiares do roteiro que ficou conhecido como Caminos del Vino no Uruguai.
Levamos cerca de meia hora para chegar lá, partindo de taxi do nosso hotel, em Punta Carretas. Já tínhamos feito reserva para a visita guiada das 11h.
Visita à vinícola e a produção de Tannat
A plantação estava vazia, com os galhos de parreira podados, aguardando as próximas mudas que já ensaiavam crescer. As plantas só florescem para lá de novembro ou dezembro, e a época de colheita das uvas é em fevereiro. Imagino que seja lindo visitar a vinícola no verão!
A Bouza é considerada uma bodega boutique, porque tem produção pequena mas de alto padrão. Eles nos contaram tudo sobre a colheita manual, os cuidados para manter a qualidade das uvas…
Aprendemos sobre a seleção, a fermentação, os barris e até sobre a produção da grapa, uma bebida forte que é um subproduto do vinho.
A uva mais tradicional do Uruguai é a Tannat, que tem origem francesa mas se adaptou ao terreno uruguaio como a nenhum outro lugar do mundo.
Dessa uva são feitos os vinhos que se tornaram a “assinatura” da região. A Merlot e a Tempranillo são as outras especialidades da bodega para vinho tinto e as uvas Albariño y Chardonnay completam o portfolio com os vinhos brancos.
Coleção de carros antigos
A família Bouza também é dona de uma coleção de carros antigos, que está em exposição aos visitantes. Carros antigos são uma verdadeira paixão uruguaia!
Não sou especialista no assunto, mas achei interessante – jamais achei que veria um Ford T de pertinho! Esse foi o primeiro carro produzido em série no mundo, aquele que deu origem ao termo Fordismo, um conceito que revolucionou toda a indústria (e não apenas a automobilística).
Almoço na Bodega Bouza
Ao final da visita, fizemos uma degustação de vinhos no restaurante da casa, onde também almoçamos e aproveitamos a famosíssima carne uruguaia.
Para encerrar o banquete, a sobremesa mais clássica do Uruguai, em sua melhor versão: flan com doce de leite. Tinha até uma firula de caramelo em cima e uns pedaços de morango, que vão muito bem com doce de leite! Uma delícia!
Para quem está fazendo uma viagem a dois, uma visita à Bodega Bouza também é uma ótima opção para um passeio romântico.
Leia mais sobre o Uruguai: