Eu adoro aqueles bairros que são famosos por suas feiras de antiguidades mas que, na verdade, abrem espaço para algumas das lojas mais moderninhas da cidade. É o caso da tradicional região de San Telmo, em Buenos Aires, e da cinematográfica Portobello Road, em Londres.

Toronto, no Canadá, também tem um lugar assim. Nos arredores da Kesington Avenue, há de tudo um pouco: galerias de arte contemporânea, empanadas chilenas, artesanato do Nepal, e até um estúdio especializado em fazer bicicletas de bambu. Bem-vindo ao Kesington Market!

As casas coloridas que abrigam lojas do Kesington Market

As casas coloridas que abrigam lojas do Kesington Market

O mercado original surgiu em meados de 1790. De lá para cá, a região de Kesington não para de se reinventar e surgem lojinhas novas e interessantes a cada ano. Ainda me arrependo de não ter comprado uma camiseta que vi por lá, com a estampa “Vote for Pedro” inspirada no filme Napoleon Dynamite.

Vale caminhar entre a College e a Dundas Street de olho em tudo. É uma parte da cidade culturalmente muito diversa, pois ao longo da história canadense abrigou imigrantes de diversas origens – europeus, caribenhos, indianos e por aí vai. Ali também foi o palco para diversos movimentos de contra-cultura através das décadas.

A Kensington Avenue tem diversas cafeterias e alguns dos melhores brechós da cidade. Nela também fica a Kesington Comics (nº 44), que apesar de pequena tem uma grande variedade de quadrinhos e algumas raridades dos anos 60. A loja não é muito organizada, mas as revistas são vendidas a preço de banana (tipo $0,50 cada uma), então vale o esforço para garimpar.

Pequena mas com grande acervo, Kesington Comics tem bons preços

Pequena mas com grande acervo, Kesington Comics tem bons preços

Mas é a Augusta Avenue que concentra a maior parte das atrações. Há algumas lojas tradicionais, como o brechó Bungalow (nº 237), que vende roupas, móveis e antiguidades, mas também a moderninha e careira Good Egg (nº 267), com acessórios para casa, utensílios e tudo mais para deixar a cozinha enfeitada.

O charme do bairro vem de lojas como a Kid Icarus (nº 205), que vende cartões, caderninhos feitos à mão, posters e artesanatos de artistas de diversos locais no Canadá. A equipe da Kid Icarus também faz projetos personalizados de convites de aniversário e de casamento, cartão de visita etc. Todos uma graça. Para os designers de plantão, vale a pena ficar de olho na programação de cursos e workshops promovidos pela loja. Agora em março, por exemplo, haverá duas oficinas de serigrafia.

A loja de artesanato e produção gráfica Kid Icarus

A loja de artesanato e produção gráfica Kid Icarus

Para descansar das andanças, uma paradinha na Bellevue Square Park, praça onde a galera se encontra, bate-papo, vê alguma performance de música, dança, malabarismo ou sei lá o quê.

Um passeio pelo Kesington Market tem a ver com a observação. Esse é o território dos artistas, escritores e estudantes canadenses. Dizem que a Nike tentou abrir uma loja lá, no início dos anos 2000, e foi um grande fracasso. A comunidade rejeitou um comércio tão “mainstream” em uma área dominada por pequenos empresários locais (sejam tradicionais ou inovadores).

Padarias e confeitarias com bons croissants, cookies e tortas completam o mercado

Padarias e confeitarias com bons croissants, cookies e tortas completam o mercado

Quando a fome bater, procure a confeitaria Wanda’s Pie in the Sky (Augusta, nº 287). Ela é famosa em Toronto e suas sobremesas são vendidas em vários cafés e restaurantes na cidade. O site dela dá algumas receitas, como a da famosa Cherry Pie.

Se quiser ficar por lá até de noite, também não faltam opções, como o Handlebar (nº 159), para tomar um drink.

Veja também o post: “Seattle, a feira e o futuro” para conhecer o Pike Place Market.

Share

 

8 Comentários

  1. Toronto deve ser maneiríssimo! Tenho vontade de ir pro Canadá!
    Portobello é uma delícia de lugar – em Londres, também vale a pena incluir Spitafields e Brick Lane no roteiro. Bjs

  2. Valeu, pessoal! Obrigada a todo mundo que votou e repassou o link para os amigos votarem também.

    Estou torcendo por um bom resultado, pois o Big Blog Exchange seria uma grande oportunidade! = )

Exibir Comentários