Roteiro geek em Nova York
Já faz bastante tempo que eu fui a Nova York, o tempo passa rápido e lá se vão 6 anos! As dicas da Makiko e o roteiro do Matheus pelo Brooklyn já estão anotados para quando voltar, e a minha listinha de passeios na cidade só aumenta! No fim do ano passado, foi inaugurado o Museu da Matemática, entre a Madison e a 5ª Avenida. Pois é, eu adoro museus interativos e tenho uma quedinha pela cultura nerd (não sei se já repararam, mas tem uma categoria “Cultura Geek” aqui no blog). E então resolvi juntar mais algumas dicas para quem está indo para a Grande Maçã e também curte ciências, jogos, coisa e tal. Anota aí:
Museu da Matemática
11 East 26th Street, New York
Nova-iorquinos adoram uma abreviação: em um instante o Museum of Mathematics já virou “MoMath”. São 40 instalações interativas para mostrar que álgebra, geometria e cálculo fazem parte do nosso dia-a-dia. Quem já se dá bem com os números vai adorar e quem detestava a matéria na escola tem a chance de fazer as pazes com a matemática.
Se você está indo com crianças, também pode gostar do New York Hall of Science, que tem a mesma proposta, mas com foco em ciências naturais, física e química.
Comics e Costumes
832 Broadway (entre a 12th e a 13th Street)
104 4th Avenue (perto da 12th também)

De quadrinhos a toy art, a Forbidden Planet tem de tudo. Essa loja que fica perto da Union Square é filial de uma rede britânica que tem 3 lojas enormes em Londres e diversas outras pelo Reino Unido. A dois quarteirões dali, a New York Costumes é especializada em fantasias e cosplay, dividida em várias sessões temáticas – terror, elfos e fadas, Star Wars, Harry Potter etc. No blog Fora de Casa também tem outras dicas legais de lojas nerds em NY.
Museu da Ilustração
128 East 63 Street, New York
O museu da Sociedade Americana de Ilustradores, em Midtown Manhattan, viu seu acervo crescer ainda mais em 2012, quando incorporou também a coleção do Museum of Comic and Cartoon Art (MoCCA), que abrange HQs, graphic novels, anime, tirinhas e charges. Todo ano, por volta de abril, acontece o MoCCA Fest, que reúne artistas consagrados, iniciantes e apreciadores de quadrinhos.
Intrepid Sea, Air & Space Museum
Pier 86, W 46th St and 12th Ave
No Intrepid, os visitantes podem ver como são por dentro um porta-aviões e os jatos mais rápidos do mundo. Mais do que isso: podem conhecer a Enterprise, o primeiro ônibus espacial da história, usado em missões da NASA. Além de uma aula sobre ciência e tecnologia, essas maravilhas da engenharia são importantes registros históricos, pois muitos dos equipamentos em exposição foram usados na época da Guerra Fria e na Guerra do Vietnã. Lá também está o único submarino nuclear americano aberto ao público. O blog Eu vou de Mochila tem um post completo sobre o museu.
Brooklyn Brainery
190 Underhill Avenue, Brooklyn, NYEssa foi uma das descobertas mais legais: a Brooklyn Brainery promove cursos livres em que profissionais ou entusiastas se tornam professores voluntários sobre os temas de sua especialidade. As aulas podem ser sobre qualquer coisa, de culinária a astronomia, sempre a um preço acessível (tem alguns até por 10 dólares). Vale a pena ficar de olho no calendário de cursos!
Barcade
388 Union Avenue, Brooklyn, NY
Aproveitando a ida ao Brooklyn, vale conhecer o Barcade, um bar com mais de 40 arcade games à disposição, incluindo clássicos como Donkey Kong e Tartarugas Ninja. Enquanto você tenta por seu nome no high score, pode experimentar a produção de pequenas cervejarias locais e curtir um heavy-metal. Durante o happy hour, das 17h às 20h, todas as bebidas ficam 1 dólar mais baratas – uma economia que já banca as fichas para uns 3 ou 4 jogos!
Jogos raros
35 St. Marks Place – 2nd Floor (esquina da 2nd Avenue com 8th Street)202 East 6th Street (at Third Ave.)

De volta a Manhattan, o East Village é o lugar para procurar aqueles jogos difíceis de encontrar, inclusive para consoles que já saíram de linha como Atari, Gameboy e SNES. Lá ficam as lojas 8 Bit and Up e Video Games New York, que oferecem inclusive conserto para videogames antigos quebrados.
Leia também: