5 destinos de viagem pra quem é geek

Como vocês devem ter percebido no post Viagem de nerd, eu curto uns roteiros culturais. É preciso ponderar que fugir do roteiro turístico mais comum nem sempre é fácil: algumas atrações alternativas são mais difíceis de chegar ou não têm tanta infraestrutura. Mas quando são temas que a gente realmente tem interesse, esse tipo de passeio pode fazer toda a diferença em uma viagem! Aqui estão mais algumas excursões nerds que eu gostaria de fazer se tivesse oportunidade:

Museu da Utopia, em Yverdon-les-Bains, na Suíça

Viagem Nerd - Museu da Utopia na SuicaA Maison d’Ailleurs, também conhecida como House of Elsewhere, é possivelmente o único museu do mundo dedicado a “ficção científica, utopia e jornadas extraordinárias”. Fundado em 1976 pelo enciclopedista Pierre Versins, o museu tem mais de 70 mil livros, documentos, trabalhos artísticos e artefatos relacionados à compreensão e imaginação do futuro (desde o século XV). Como não poderia deixar de ser, a casa tem um espaço dedicado à obra de Julio Verne, além de exposições temporárias que versam sobre temas como realidades distópicas, cidades perdidas e vida extraterrestre.

Museu Histórico de Berna, na Suíça

Aprenda tudo sobre a vida e o trabalho do cientista Albert Einstein nesse museu da capital suíça, onde ele morava quando criou a teoria da relatividade e a fórmula E = mc². A exposição do Bern History Museum inclui alguns objetos pessoais do gênio, anotações de suas pesquisas e peças interativas que explicam algumas de suas teorias. A casa onde Einstein morou entre 1903 e 1905 não fica muito longe dali, na rua Kramgasse nº 49, mas atualmente está fechada para restauração devido a um vazamento de água… Deve reabrir ao público em breve!

História da Computação, em Mountain View, EUA

Viagem Nerd -Museu da ComputacaoEm pleno Vale do Silício, na Califórnia, onde surgiram muitas das grandes empresas da internet, está o Computer History Museum, que apresenta toda a evolução dos computadores ao longo dos séculos. O acervo reúne mais de mil artefatos que demonstram que a história da computação é muito mais antiga do que se imagina. A exposição avança até o surgimento dos videogames atuais e as tecnologias de última geração.

Poe House and Museum, em Baltimore, EUA

Edgar Allan Poe, autor de tantos contos de terror e ficção policial, morou nessa casa com sua tia quando tinha seus vinte e poucos anos, até se mudar para Richmond em 1835. A casa de tijolos com estreitas escadas exibe as ilustrações feitas em 1884 por Gustave Dore para o conto “O Corvo” e o famoso telescópio que Poe usava. O acervo também conta com a única foto conhecida de Virginia, a esposa do escritor, tirada quando ela morreu (bizarro, né?). Baltimore pode ser uma ideia de day trip para quem está em Washington. De carro, a viagem leva cerca de 1 hora. Esse blog aqui tem dois posts bem completos sobre a casa.

Futuroscope, em Poitiers, na França

Um parque de diversões com temas futuristas. Além de alguns brinquedos típicos desse tipo de parque (daqueles que rodam, viram de cabeça pra baixo e tal), o Futuroscope tem muitas atrações multimídia, incluindo algumas coisas bem nerds como um filme em 3D sobre dinossauros marinhos, elaborado em parceria com a National Geographic, e outro sobre o espaço e as colisões cósmicas. Tem também um espaço para gamers, onde a PlayStation exibe suas novas tecnologias! Tudo isso é para compensar a distância: Poitiers fica a umas 4 horas de Paris, a meio caminho de Bordeaux. Mas deve valer a pena, especialmente para quem viaja com crianças – deve ser legal andar no simulador cheio de efeitos especiais que te leva, de planeta em planeta, junto com o Pequeno Príncipe.

Tem mais dicas para o nosso roteiro geek? Me conta aí!

4 comentários

  1. Adorei esses dois posts que você fez sobre viagens nerds. Muitos deles eu já conhecia, mas outros foram novidades e já está na minha lista mental de lugares que desejo conhecer ainda nessa vida ahuahau. Esse Futuroscope deve ser ótimooo, fazer uma viagem pela Europa e se divertir um dia todo nele deve ser muito bom.

  2. Valeu, Jéssica! Minha lista de lugares a conhecer tb não para de aumentar…
    Se um dia eu viajar de carro pela França, vou tentar encaixar o Futuroscope no roteiro! = )

Deixe uma resposta