Roofers: liberdade nos telhados de São Petersburgo
Um dos ângulos mais interessantes para ver São Petersburgo: de cima. A cidade não tem grandes arranha-céus nem torres panorâmicas, mas tem telhados. Todo fim de tarde, os telhados de São Petersburgo são invadidos por jovens em busca de silêncio e liberdade.
Quem passa pelas calçadas não imagina que seis andares acima tem gente flutuando sobre as telhas para ver as cúpulas das igrejas, os barcos passando e os prédiozinhos pintados de amarelo, verde e rosa à beira dos canais.
Os telhados de São Petersburgo são perfeitos para isso – os prédios da cidade são bem juntinhos, as lajes e telhas são interligados de um jeito que dá para passar de um para o outro sem necessariamente ter habilidades avançadas de Parkour :)
De 2010 pra cá, roofing se tornou um esporte popular entre os jovens russos. Uns sobem atrás de adrenalina, outros querem um lugar tranquilo para ler e pensar na vida. Os moradores parecem já ter se acostumado com o movimento em cima das casas e, embora não seja uma atividade legalizada, também não tem gerado grandes problemas para a polícia.
Tanto que tours pelos telhados de São Petersburgo passaram a ser livremente oferecidos na internet e até nas faixas de pedestre da cidade (eles têm mania de fazer propagandas no asfalto e nas calçadas, tipo um grafite de stêncil). A Sputnik8, a All The Roofs e a BeAbo têm algumas opções legais, e é possível incluir com sessão de fotos ou até um picnic no pacote :)
Os guias desse tipo de tour são roofers experientes e já conhecem os macetes dos melhores lugares para subir, as placas de metal que são menos escorregadias e quais chaminés não servem para você se segurar porque têm tijolos soltos (não é difícil acreditar que já rolaram uns acidentes bizarros, né?).
Ir com eles é a melhor maneira de se aventurar pelos telhados da cidade sem passar perrengue. Fora que, se aparecer alguém pra tirar satisfação, ao menos os guias falam a língua! =P
Pra quem quer curtir o visual da cidade de um jeito menos radical, o Loft Project ETAGI é um centro cultural divertido – com cinco andares de galerias, cafés e lojas que levam a um terraço cheio de pufes e com uma vista legal dos telhados da cidade. E nem preciso recomendar a Catedral de Santo Isaac, né? Do alto da cúpula dourada, dá pra ver São Petersburgo em 360º e o Rio Neva maravilhoso lá embaixo.
Leia também: