Definir o orçamento de viagem não é fácil. Quanto dinheiro se deve levar por dia para uma viagem pela Europa? E se for para a América do Sul? Nunca tem uma resposta certa para essas perguntas.

Às vezes a cotação do câmbio engana… A moeda da Rússia, por exemplo, é bem desvalorizada (R$ 1 vale uns 18 rublos) mas mesmo assim a Rússia é um destino caro – a entrada dos museus custa centenas de rublos e uma conta de jantar pode facilmente passar de 1.000 por pessoa!

Para ajudar a entender quanto vale o dinheiro em cada destino, a gente fez uma versão brasileira Herbert Richers de um infográfico do site When on Earth que mostra o que dá pra comprar com 1 dólar em diferentes lugares do mundo. Dá uma olhada:

Quanto vale 1 dolar - infografico PT - blog vontade de viajar

Na Tailândia a gente sentiu que o nosso dinheiro rendeu bastante, especialmente em outras cidades depois de Bangkok! Lembro que um almoço para 3 pessoas na parte mais turística de Chiang Mai, com bebida e sobremesa, saiu pelo equivalente a 17 dólares (em outubro de 2012). Acho um valor bem razoável.

Para estimar os gastos de viagem, depois de orçar passagem e escolher os hostels, eu dou uma olhada nos sites de alguns museus e restaurantes que estão no meu roteiro para ter uma ideia de quanto dinheiro levar por dia de viagem. Se tem algum tour ou bate-e-volta nos planos, conto esse valor por fora. Isso para não falar em compras, claro.

No fim das contas, a gente se vira com o que tem, né? Se nos dois primeiros dias a gente gastou mais que o planejado, nos dias seguintes a gente usa aquelas dicas para economizar na viagem e segura um pouco mais a carteira 🙂

Share

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Close