Noites de verão no Porto

Uma das maiores sortes que tive na época do intercâmbio foi ter chegado ao Porto num mês de agosto. A animada programação de verão fez eu me sentir “em casa” na cidade portuguesa onde eu iria estudar pelos próximos 6 meses.

Em agosto o Porto está em festa: os eventos culturais pipocam por todos os cantos, convidado as pessoas a aproveitarem a estação.

Porto - Cinema fora do Sitio - Palacio de CristalConheci os belos jardins do Palácio de Cristal no dia em que fui assistir Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da rua Fleet no festival “Cinema fora do sítio”, que exibe filmes ao ar livre em vários pontos da cidade (sítio, em Portugal, é usado como sinônimo de lugar).

O “Cinema fora do sítio” é uma oportunidade para curtir alguns dos pontos mais icônicos da cidade, como a Praça da Ribeira (às margens do Rio Douro, de frente para a linda Ponte Luís) e  Praça Dom João I, entre outros locais onde se realizam as sessões, além do Palácio.

Porto - Cinema fora do Sitio - Ribeira de GaiaA programação de 2013 também inclui um filme de Tim Burton, Sombras da Noite, e vários outros que parecem ótimos, como Os decendentes, O homem que mudou o jogo (Moneyball), O espetacular Homem-Aranha, e Poder sem Limites (que lá foi traduzido simplesmente como “Crónica”, fiel ao título original). Ainda não assisti nenhum desses e, se estivesse no Porto, assistiria lá, de graça e ao ar livre!

O Palácio de Cristal também foi cenário para outra experiência super legal nas minhas primeiras semanas no Porto: o festival Noites Ritual. É um dos maiores eventos de rock em Portugal, já em sua 20ª edição, com grande ênfase nas bandas nacionais.

Porto - Noites Ritual 2008Como todo bom festival de rock, também tem feira de moda alternativa e performances ao longo da noite. Foi numa dessas que me aventurei a tentar uns pulos com skyrunners (jumping stilts). Super divertido, embora eu não tenha ido muito longe (nem muito alto…rs).

Na semana anterior também tinha rolado um festival de Blues e Jazz. Não deixei de ir, mas confesso que desses gêneros não sou muito fã.

Este ano, o Noites Ritual acontece nos dias 30 e 31 de agosto, mas eu li que também haverá programação na baixa do Porto na semana anterior, a partir do dia 23. Ainda não tem muitas informações sobre esta edição, mas vale ficar de olho!

O Noites Ritual também costumava ser gratuito – e, embora nos últimos 2 anos tenha cobrado ingresso, ainda tem um precinho bem tranquilo: 5 euros pelo passe para as duas noites de shows. Nada mal para se misturar aos portugueses e conhecer seu som.

>> Leia também:
Serralves em Festa – o festival de teatro, dança e artes que acontece em junho no Museu e Parque de Serralves, no Porto.

3 comentários

  1. Moneyball também tem outro nome em Portugal, acho que é Jogada de Risco… Acho muito engraçada essa diferença dos títulos de filme daqui pra lá… rs

Deixe uma resposta