NY Broadway - Broadway Blues - Foto Julieta Cervantes

Poucas cidades no mundo têm uma vertente teatral tão forte quanto Nova York. Artistas do mundo todo vão para lá em busca de aperfeiçoar suas técnicas e adquirir novas referências. Eu também fiz isso, em 2015, quando fui estudar teatro em Nova York e fiz o curso de verão intensivo no Instituto Lee Strasberg.

Aproveitei para ver peças de diversos gêneros, mas minha paixão mesmo sempre foi o teatro musical, e não havia lugar melhor para estar como a Broadway! Assistir a um musical na Broadway é uma experiência imperdível, o único dilema é escolher uma entre as 40 peças disponíveis nos teatros espalhados no entorno da Times Square.

NY Broadway - Musicais da Broadway em Nova York

Broadway: o sonho de quem ama teatro e musicais

Se você está com passagem comprada para Nova York e ainda não sabe qual musical assistir, aqui vão algumas dicas para você encontrar o espetáculo que mais combina com o seu momento de vida e com a sua viagem.

Na hora de comprar os tickets, não deixa de ler o post sobre como comprar ingressos mais baratos para a Broadway – que tem ótimas dicas e truques que aprendi quando morei lá 😉

Musicais clássicos da Broadway

NY Broadway - Fantasma da Opera - Foto Matthew Murphy

Fantasma da Ópera – Foto: Matthew Murphy

O FANTASMA DA ÓPERA: É um clássico por ter como compositor ninguém menos que Andrew Lloyd Webber e por ser o musical que está a mais tempo consecutivo em cartaz na Broadway. As apresentações acontecem, sem parar, desde 26 de janeiro de 1988, totalizando 29 anos em cartaz (e contando!).

Por ser uma montagem dos anos 1980, os números musicais puxam mais para o canto lírico e a própria história já está um pouco datada. Se você quiser uma trama atual e com temas contemporâneos, não deixe de ver as dicas paras iniciados e experientes em Broadway.

Les Misérables by Cameron Mackintosh, opening night November 28

Les Misérables – Foto: Deen van Meer

LES MISÉRABLES: Um clássico dos clássicos também. A montagem adaptada do famoso romance de Victor Hugo ficou anos em cartaz na Broadway e já rodou o mundo. Atualmente não está em cartaz em Nova York, mas mantive o espetáculo nessa lista porque ele está em cartaz no Brasil. Sim, no nosso país, na cidade de São Paulo, no teatro Renault, desde março de 2017. Uma equipe criativa e elenco de primeira. Imperdível e mais acessível!

NY Broadway - Cats - Foto Matthew Murphy

Cats – Foto: Matthew Murphy

CATS: Esse musical já deu muito o que falar, do seu início em 1981 em Londres (também com composições de Andrew Lloyd Webber) até a sua última apresentação na Broadway em 2006, quando todos entraram em polvorosa correndo atrás de uma última chance de assistir a gata Grizabella cantando Memory. Muitos nem suspeitavam quando foi anunciada a volta do musical em 2016. Então corre pra não perder essa nova oportunidade de assistir Cats ao vivo na Broadway.

Musicais para quem não entende bem inglês

NY Broadway - Mamma Mia

Mamma Mia – Foto: Zoe Smith

MAMMA MIA: Por mais que você não entenda bem a história, vai adorar esse musical por causa das suas conhecidas músicas. Afinal, todas são do ABBA, famoso conjunto musical pop dos anos 70. Mesmo que você seja um millennial, provavelmente já terá escutado alguma vez na vida o clássico Mamma Mia.

NY Broadway - Rei Leao - Foto Joan Marcus

Rei Leão – Foto: Joan Marcus

Os próximos musicais tem um ponto super favorável: são filmes da Disney que, posteriormente, foram levados para os palcos. Logo, as melodias e canções são super fáceis de serem reconhecidas, e já estamos familiarizados com a história. Para quem não tem essas referências, a dica é assistir o filme antes de viajar, que torna bem mais fácil acompanhar o desenrolar da história.

O REI LEÃO: Um espetáculo visualmente lindo, cheio de efeitos especiais que te levam diretamente para a África de Mufasa e Simba. O figurino é extremamente criativo e dá um resultado incrível para as cenas.

NY Broadway - Musical Aladdin - Foto Cylla von Tiedemann

Musical Aladdin – Foto: Cylla von Tiedemann

ALADDIN: Com novos elementos no roteiro que não estão no filme, Aladdin é um musical imperdível pela sua montagem belíssima e também pelo efeito especial novo e inédito, em que o tapete voador do príncipe Ali voa sem nenhum cabo. Uma delícia de assistir!

Musicais para iniciados e experientes

NY Broadway - Dear Evan Hansen - Foto Matthew Murphy

Dear Evan Hansen – Foto: Matthew Murphy

DEAR EVAN HANSEN: O ganhador do Tony de melhor musical de 2017 não poderia estar fora dessa lista. Dear Evan Hansen é sensível e atual, ao relatar a vida do protagonista Evan, que luta para pertencer e se encaixar em um mundo que é virado de ponta cabeça depois de um acontecimento com um amigo (descrição vaga para evitar spoilers). Além de tudo, as músicas como Waving through a Window e You will be Found são de arrepiar (mesmo quando ouvidas fora de contexto no Youtube… rs)

NY Broadway - Fun Home - Foto Sara Krulwich

Fun Home – Foto: Sara Krulwich

FUN HOME: A peça acabou e eu queria gritar “bravo”, aplaudir ou fazer qualquer coisa que demonstrasse o quanto tinha gostado. Mas só consegui ficar muda. Eu e a maioria das pessoas ao meu redor, que demoravam para desvencilhar dos personagens da peça para agradecer aos atores da vida real. Extremamente emocionante ao mostrar com sensibilidade a relação de Alison com sua família, atual ao desenvolver temas como homossexualidade e suicídio. Também por isso, não é nada leve assistir essa densa peça até o fim. Mas sem dúvidas, está no topo da minha lista de preferidas.

Ok, acabei colocando nessa lista os ganhadores do Tony de melhor musical de 2017 e de 2015, respectivamente. Mas se eles ganharam foi por um motivo, são realmente extraordinários e atuais.

Musicais para quem quer rir

NY Broadway - Book of Mormon - Foto Joan Marcus

The Book of Mormon – Foto: Joan Marcus

THE BOOK OF MORMON: Um musical para rir do começo ao fim, mesmo com piadas mais pesadas e políticas. Não era de se esperar menos de uma produção dos mesmos criadores de South Park. Mesmo assim, foi um sucesso desde sua estreia em 2006 e continua com todas as apresentações lotadas até hoje. Ponto negativo: o inglês deve estar afiado para conseguir acompanhar as piadas.

NY Broadway - Something Rotten - Foto Joan Marcus

Something Rotten – Foto: Joan Marcus

SOMETHING ROTTEN: Uma história que me surpreendeu. Confesso que cai de para quedas nesse espetáculo porque achei tickets com um ótimo desconto (algo em torno de U$30 para lugares excelentes) e nem sabia o que esperar. Mas a surpresa não poderia ter sido mais positiva. Uma trama engraçadíssima sobre como dois irmãos tentam escrever uma peça que possa ser um sucesso e bater o rock star da época, um tal de Shakespeare. Texto incrível, mas também exige um inglês mais avançado.

NY Broadway - Avenue Q

Avenue Q – Foto: Broadway Blockbusters

AVENUE Q (off-Broadway): Como deixar de fora essa peça de fantoches politicamente incorreta? Inspirado em Vila Sésamo, os personagens são fantoches manipulados por atores no palco. Está em Nova York no circuito off-Broadway.

Musicais recém lançados

NY Broadway - Anastasia

Anastasia – Foto: Joan Marcus

ANASTASIA e FROZEN: São musicais da Disney, então não tem como não ser uma delícia de assistir. A estréia de Anastasia em abril de 2017 foi extremamente celebrada, e a expectiva está nas alturas para ver Frozen, que entra em cartaz em fevereiro de 2018. Pelo sucesso desde que o filme foi lançado, já dá para imaginar que os ingressos vão ser concorridos!

NY Broadway - War Paint - Foto Joan Marcus

War Paint – Foto: Joan Marcus

WAR PAINT:  Vou ser bem honesta aqui, o musical poderia ser horrível (coisa bem difícil de acontecer na Broadway) mas mesmo assim iria assistir a essa peça, e o motivo tem nome e sobrenome artístico: Patti LuPone.  Uma das maiores divas dos palcos da Broadway está em cartaz novamente nessa nova peça que conta a história de duas rivais do setor de cosméticos norte americano. Como se LuPone não fosse suficiente, o musical estrela ainda Christine Ebersole, nome com tanto peso quanto o da sua rival dos palcos.

Se quiser ainda mais inspiração, não deixe de conferir Wicked, Kinky Boots, Jersey Boys, The King and I (O Rei e eu) e outros musicais e peças em Nova York que eu amo e recomendo! Tem a lista completa e atualizada das peças em cartaz na Time Out NY.

E quem já foi a Nova York me conta: que musical da Broadway você viu e amou?

O Museu do Cinema no Queens de Nova York
3 food halls para comer bem em Nova York
Share

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Close