Um guia (quase) completo dos musicais da Broadway
Poucas cidades no mundo têm uma vertente teatral tão forte quanto Nova York. Artistas do mundo todo vão para lá em busca de aperfeiçoar suas técnicas e adquirir novas referências. Eu também fiz isso, em 2015, quando fui estudar teatro em Nova York e fiz o curso de verão intensivo no Instituto Lee Strasberg.
Aproveitei para ver peças de diversos gêneros, mas minha paixão mesmo sempre foi o teatro musical, e não havia lugar melhor para estar como a Broadway! Assistir a um musical na Broadway é uma experiência imperdível, o único dilema é escolher uma entre as inúmeras peças disponíveis nos teatros espalhados no entorno da Times Square.
Se você está com passagem comprada para Nova York e ainda não sabe qual musical assistir, aqui vão algumas dicas para você encontrar o espetáculo que mais combina com o seu momento de vida e com a sua viagem.
Na hora de comprar os tickets, não deixa de ler o post sobre como comprar ingressos mais baratos para a Broadway – que tem ótimas dicas e truques que aprendi quando morei lá ;)
Musicais clássicos da Broadway
Há dois principais tipos de produções na Broadway: os musicais com “limited engagement runs”, que ficam em cartaz por tempo determinado, e os “open-ended runs”, que não têm data prevista para sair de cartaz. O tempo que eles ficam no teatro depende, é claro, do sucesso de público.
O Fantasma da Ópera
O Fantasma da Ópera um clássico por ter como compositor ninguém menos que Andrew Lloyd Webber e por ser o musical que está a mais tempo consecutivo em cartaz na Broadway, já são mais de 30 anos! Pela própria história dos personagens, os números musicais se aproximam do canto lírico – e, embora o enredo já esteja um pouco datado, a produção se mantém impecável.
Wicked
Posso dizer que Wicked já virou um clássico, mesmo tendo sendo um “jovem nascido em 2003”. O Wicked é um spin-off da história das bruxas do Mágico de Oz, Glinda e Elphaba. A produção é um espetáculo, com números mirabolantes, músicas dessas que contagiam e uma história bem divertida também. “Defying Gravity” é o ponto alto, quando uma das bruxas sai voando (literalmente) no final de uma canção poderosíssima e de arrepiar.
Chicago
Chicago é uma peça da década de 70, que ganhou uma nova produção na Broadway em 1996 e segue em cartaz até hoje. A peça é extremamente envolvente, com música e dança de altíssima de qualidade, no melhor estilo de “teatro de tablado” – sem efeitos especiais, mas com figuro, elenco e orquestra fantásticos.
Quem curtiu o filme vencedor do Oscar de 2003 vai gostar de ver o musical que originou, especialmente se estiver confortável para entender os diálogos em inglês e as músicas que satirizam o fenômeno de “celebrity criminals” na mídia e na opinião pública.
Para quem não entende bem inglês
Os próximos musicais têm um ponto super favorável: são filmes que, posteriormente, foram levados para os palcos. Logo, as melodias e canções são super fáceis de serem reconhecidas, e já estamos familiarizados com a história. Para quem não tem essas referências, a dica é assistir o filme antes de viajar, que torna bem mais fácil acompanhar o desenrolar da história.
O Rei Leão
O musical do Rei Leão também está na lista dos clássicos da Broadway, com certeza! Já há mais de 20 anos em cartaz, e sempre encantando o público. É um espetáculo visualmente lindo, cheio de efeitos especiais que te levam diretamente para a África de Mufasa e Simba. O figurino é extremamente criativo e dá um resultado incrível para as cenas.
Moulin Rouge
Depois que Mamma Mia saiu de cartaz, Moulin Rouge assume o espaço do “jukebox musical” da Broadway, aquele tipo de produção cheia de músicas conhecidas, que são a alegria do público! A adaptação do filme de 2001 para o teatro leva ainda mais brilho para o cenário de cabaré luxuoso. Diversão garantida!
Aladdin
Com novos elementos no roteiro que não estão no filme, Aladdin é um musical imperdível pela sua montagem belíssima e também pelo efeito especial inédito, em que o tapete voador do príncipe Ali voa sem nenhum cabo. Uma delícia de assistir!
Frozen
O espetáculo com uma das transformações mais incríveis já realizadas em um palco. A troca de vestido da Elsa acontece quase que magicamente no meio da música “Let it Go”, um fenômeno que deixou críticos e espectadores de boca aberta. Há ainda uma música inédita, “Monster”, produzida exclusivamente para a peça, que foi muito bem recebida pelos amantes de Frozen.
Musicais para iniciados e experientes
Aqui estão musicais altamente aclamados, que foram ganhadores do Tony Awards de melhor peça em seus anos de estreia. São realmente extraordinários e atuais, mas o inglês precisa estar afiado! As falas e músicas têm ritmo acelerado e é preciso estar confortável com o idioma para não se perder.
Hamilton
Sim, Hamilton não poderia ficar de fora dessa lista! Um musical totalmente revolucionário que repercute até os dias de hoje. São muitas as inovações: as músicas são em sua maioria rap, o primeiro elenco era em sua maioria de afro-americanos e imigrantes, e a temática foi ovacionada nos EUA por se tratar da história de um dos pais fundadores do país que era menos conhecido.
Mas essa belezinha não é pra qualquer um. Eu assisti Hamilton pelo streaming da Disney+, e mesmo sendo fluente na língua e assistindo com legenda em inglês, fiquei tontinha e lutando para conseguir acompanhar a história.
The Book of Mormon
The Book of Mormon é um musical para rir do começo ao fim, mesmo com piadas mais pesadas e políticas. Não era de se esperar menos de uma produção dos mesmos criadores de South Park. Mesmo assim, foi um sucesso desde sua estreia em 2006 e continua com todas as apresentações lotadas até hoje.
Dear Evan Hansen
O musical Dear Evan Hansen é sensível e atual, ao relatar a vida do protagonista Evan, que luta para pertencer e se encaixar em um mundo que é virado de ponta cabeça depois de um acontecimento com um amigo (descrição vaga para evitar spoilers). Além de tudo, as músicas como “Waving through a Window” e “You will be Found” são de arrepiar (mesmo quando ouvidas fora de contexto no Youtube… rs)
Novos musicais da Broadway
Sempre que algum musical querido sai de cartaz, dá quase uma saudade. Ainda torço para Avenue Q voltar aos palcos com seus fantoches politicamente incorretos! Mas também é maravilhoso ver as novidades que Broadway traz a cada temporada.
Harry Potter and the Cursed Child
Tudo que o bruxo toca é ouro, não é mesmo? O mundo de Harry Potter chegou ao teatro – em cartaz em Londres desde 2016 e na Broadway a partir de 2018, quando conquistou o Tony Awards de melhor peça e melhor cenário. Numa história situada duas décadas após os capítulos finais dos livros, com Harry trabalhando no Ministério da Magia e seu filho Albus prestes a entrar em Hogwarts. É um épico fascinante!
Diana
Em tempos de pandemia e de teatros fechados, a saída é se reinventar. O musical sobre a vida da princesa Diana estava em períodos de prévia e tinha sua estréia marcada para o fim de março de 2020. Com as apresentações interrompidas por conta do coronavírus, a estreia foi adiada. Mas, além disso, foi anunciado o lançamento do musical pela Netflix. Embora a emoção de assistir a um musical na telinha não se compare ao teatro ao vivo, essa é uma ótima notícia para nós que poderemos assistir ao espetáculo de casa, mesmo se não pudermos ir a Nova York.
Revivals de musicais da Broadway
Musicais da Broadway que entraram para a história mas que ocasionalmente têm “revivals” – quando voltam aos palcos por tempo limitado. Imagina ter uma oportunidade de assistir Cats ao vivo na Broadway, depois de ver tantos filmes e séries fazendo referência a esse clássico dos musicais?
Cats
Esse musical já deu muito o que falar, do seu início em 1981 em Londres (também com composições de Andrew Lloyd Webber) até a sua última apresentação na Broadway em 2006, quando todos entraram em polvorosa correndo atrás de uma última chance de assistir a gata Grizabella cantando “Memory”. Muitos nem suspeitavam quando foi anunciada uma volta do Cats dez anos depois. Será que terá outros revivals?
Les Misérables
“Les Mis” é um clássico dos clássicos também. A montagem adaptada do famoso romance de Victor Hugo ficou 16 anos em cartaz na Broadway, teve revivals em 2006 e 2014, além de ter rodado o mundo. Atualmente está em cartaz no Brasil. Sim, no nosso país, na cidade de São Paulo, no teatro Renault, desde março de 2017. Uma equipe criativa e elenco de primeira. Imperdível e mais acessível!
Anastasia
Mais um musical da Disney, então não tem como não ser uma delícia de assistir. Anastasia estreou em abril de 2017 na Broadway e foi extremamente celebrada. Atualmente, o musical está em turnê, mas se você der sorte de encontrá-lo em cartaz, aproveite a chance. Eu, particularmente, achei o musical infinitamente melhor do que o filme! A produção, figurino, as músicas, tudo estava impecável. Recomendo fortemente para os amigos.
Fique de olho nas peças em cartaz na Broadway
Se quiser ainda mais inspiração, não deixe de conferir Mean Girls (baseado no filme Meninas Malvadas), The Tina Turner Musical (sobre a história da cantora), West Side Story (Amor Sublime Amor) e outros musicais e peças em Nova York que eu amo e recomendo!
Tem a lista completa e atualizada das peças em cartaz a cada temporada na Time Out NY.
E quem já foi a Nova York me conta: que musical da Broadway você viu e amou?
Leia também: