Jardim do Palais Royal: esticadinha depois do Louvre
Escondidinho entre vários prédios do governo e a poucos passos do Museu do Louvre encontra-se um refúgio de paz no coração de Paris. O Jardim do Palais Royal é um passeio ótimo para dar uma esticada depois de visitar o museu :)
Passei longas e prazerosas horas visitando o acervo no Louvre com um amigo e encontramos no jardim o lugar perfeito para descansar antes de seguir nosso roteiro. Como era primavera na cidade, o jardim estava lindo, repleto de flores!
O Jardim do Palais Royal assistiu a mais de 4 séculos de história francesa. O palácio que fica ali foi residência de Luis XIV quando criança e depois passou a ser da família Orleans, que abriu o jardim do palácio ao público e permitiu a construção de lojas ao seu redor, dando origem às famosas Galerias do Palais Royal, lugar de muitas marcas de luxo.
Ali também foi construído o teatro Comédie-Française, que tem Molière como patrono. Casa da companhia teatral mais antiga do mundo (e até hoje uma das mais prestigiadas), tem sempre peças interessantes na programação.
Para aproveitar o máximo o Jardin du Palais Royal, você pode fazer um picnic ou sentar em um dos cafés que ficam ao redor. Dependendo da época do ano, é possível ver uma variedade incrível de espécies de plantas. Quando eu estive lá, tinha uma exposição de rosas dos mais diversos tipos – uma mais linda que a outra!
No lado sul do jardim estão as polêmicas Colunas de Buren, criadas em 1986 pelo artista conceitual francês Daniel Buren. Composta por 260 colunas de alturas diferentes listradas de preto e branco, a instalação divide opiniões pessoais pelo contraste com a arquitetura do palácio real. Eu considero uma obra divertida! Tirei várias fotos brincando entre as colunas! rs
Saindo de lá é possível avistar a entrada da estação Palais-Royal-Musée du Louvre, uma das mais pitorescas do metrô de Paris, e seguir viagem!