Flórida muito além de Miami e Orlando

Não há dúvidas de que a Flórida é o estado americano mais visitado pelos brasileiros. Mas há muita coisa para se fazer e muitos lugares a conhecer além de Miami e Orlando. Na primavera do ano passado, num mês de maio, fui com um grupo de amigos para Miami e por dois dias visitamos algumas cidades da Florida localizadas no Golfo do México.

florida-praia-em-naples-eua
Naples: paraíso tranquilo

O fim de semana começou com a ida de carro de Miami para Naples. A viagem dura aproximadamente 2 horas e existem duas opções de rota: a I-75 (um pouco mais rápida, mas sem muito o que ver) e a Highway 41, com várias paradas para visitar curiosas cidades e atrações ao longo do caminho. Durante a ida preferimos a I-75, mas na volta optamos pela Highway 41 e fizemos uma parada em Everglades.

O primeiro destino foi a tranquila e elegante Naples, uma cidade que me fez pensar “bem que os meus avós poderiam morar aqui’’. É o lugar ideal para aproveitar o dia na praia e fugir um pouco do agito de Miami. O mar de Naples é incrível! A água é cristalina e não é fria, o que torna o dia na praia muito agradável.

florida-praia-em-naples
Praia em Naples

Caminhamos pelo píer e fomos almoçar no tradicional Old Naples Pub, conhecido pela sua grande variedade de cervejas e por servir os maiores pickles da Flórida! Em cada mesa tem uma jarra imensa cheia de pickles para os clientes.

Depois foi hora de pegar um pouquinho mais de estrada para chegar em Fort Myers. Chegamos prontos para assistir o pôr-do-sol e, por sorte, nosso hotel ficava bem de frente para o mar. Na praia, muitas conchas com moluscos vivos dentro! Tem gente que acha nojento, mas é muito interessante pegar as conchas e ver os caramujos andando na sua mão.

florida-por-do-sol-em-fort-myers
Pôr-do-sol em Fort Myers

O dia terminou com um belo jantar em um famoso restaurante de frutos do mar da região, The Beached Whale, com música ao vivo e um ambiente muito agradável.

A viagem continuou na manhã seguinte com destino a Sanibel Island, uma ilha de apenas 7 mil habitantes que é destino perfeito para quem busca tranquilidade num refúgio natural. As pitorescas praias de Sanibel atraem muitos colecionadores de conchas, já que são repletas de conchinhas das mais variadas formas e tamanhos. Seguindo a dica de um amigo que mora em Miami, paramos para comer o delicioso cachorro quente do Schnapper’s Hot, que de fato é sensacional!

Nosso último e mais selvagem destino foi Everglades, já na volta para Miami. Vindo pela Highway 41, paramos no Everglades National Park e resolvemos explorar um pouco deste pântano americano. Contratamos um guia para fazer um passeio de airboat (aquele barco com uma hélice imensa na parte de trás) e durante 1h andamos pelo meio do pântano em busca de alligators e crocodilos.

A parte mais emocionante do passeio foi quando o crocodilo chegou perto do barco e o guia nos deu peixes para alimentá-lo! Que medo do bicho pegar a nossa mão de sobremesa! A adrenalina é incrível, me diverti muito!

florida-crocodilo-no-parque-de-everglades
Crocodilo em Everglades

Se for para lá, fica a dica: aconselho levar repelente porque a quantidade de insetos nessa região é demais.

O passeio em Everglades terminou com uma visita aos crocodilos bebês e fechamos o fim de semana calmo com uma pitada de emoção na estrada de volta para Miami.