EuroVelo: 15 rotas para viagem de bicicleta na Europa
Viajar de trem pela Europa é um clássico, voar com as companhias aéreas low cost é uma economia… Mas que tal encarar uma aventura e fazer seu mochilão de bicicleta?
O projeto EuroVelo, criado pela Federação Europeia de Ciclistas, pretende construir até 2020 uma rede de ciclovias de 70 mil quilômetros, interligando 43 países da Europa.
Muitos trechos já estão prontos, com um total de 15 rotas de cicloturismo que já cobrem a Europa Central, o Reino Unido, a Escandinávia e vários outros cantos do continente.
Com certeza, uma ótima opção para quem curte aventura e quer explorar as incríveis paisagens do continente europeu para além das capitais!
No site oficial EuroVelo você pode ver detalhes sobre os diversos percursos para começar a planejar sua Eurotrip de bike.
Tem a extensão das rotas, os países a serem visitados, os patrimônios mundiais reconhecidos pela UNESCO ao longo da via, e muitas outras informações interessantes.
Para quem não quer fazer a aventura por conta própria, existem grupos que fazem uma expedição com guia – e já oferecem as bicicletas ;)
Um exemplo legal é este tour que faz o trecho de Viena a Budapeste, passando por Bratislava, além de paisagens e castelos lindos no caminho.
E para ter uma ideia de como uma viagem de bicicleta pela Europa é na prática, é legal ver vídeos como este – feitos por viajantes que tiveram a experiência:
A rota Eurovelo 13, a maior de todas, tem 10.400 quilômetros e conecta 20 países, da Noruega até a Turquia.
Como cruza muitos países do leste, foi apelidada de Cortina de Ferro, em alusão ao episódio histórico da Guerra Fria que dividiu o continente em duas zonas de influência: ocidental (Estados Unidos) e oriental (União Soviética).
As meninas do blog Viajadora já preparam dicas de para quem pensa em fazer uma aventura de cicloturismo pela primeira vez, vale a pena dar uma olhada no post!
E vale ver também o blog Dois na Bike, do Rômulo e da Mariana, que estão dando uma volta ao mundo de bicicleta :)
Leia também: