7 bandas catalãs para a sua playlist de viagem a Barcelona

A luta pela independência da Catalunha retomou força e está em pleno debate na Espanha e no mundo. A riqueza econômica da região tem um peso enorme para o movimento separatista, mas o aspecto cultural é igualmente importante.

Desde a ditadura franquista, que por quase 40 anos tentou suprimir a cultura catalã em nome do nacionalismo castelhano, a celebração da língua e da cultura regional ganhou um significado ainda maior.

Bandas catalas - Els Catarres na praia de Barceloneta
Els Catarres na praia de Barceloneta

Hoje quem viaja para Barcelona encontra bandeiras da Catalunha nas janelas e o idioma catalão nas placas, nos posters, nos muros. Seja qual for o resultado político do levante, que tal conhecer algumas bandas catalãs para entrar em contato com a cultura local e montar a trilha sonora perfeita para essa viagem?

Els Amics de les Arts

O synth-pop parece ser uma influência recorrente entre as bandas indies de Barcelona. Não que dê pra gente pegar toda a irona, mas dizem os sites de música catalães que as letras fazem jogos de palavras inteligentes.

Mandalas

Essa banda formada em Barcelona teve 8 anos de estrada, mas acabou em 2007 e não encontrei essa banda no Spotify… Uma pena, porque tanto Barbarella On Acid quanto The More I Try são bem divertidas!

Acció

Vem de Torroella de Montgrí, na província de Girona, a banda mais pop da lista. Às vezes com jeitinho reggae, às vezes ska, mas sempre animadinho.

Blaumut

Uma das bandas mais famosas da Catalunha, levou o Prêmio Enderrock (da revista que é a “Rolling Stone” catalã) seguindo outros grandes nomes da cena musical local: Manel e Txarango. Dá para perceber a influência de ritmos regionais mais tradicionais, como a rumba, que dá um toque “latino”.

Els Catarres

Essa banda que começou na cidadezinha de Aiguafreda é para ser levada na brincadeira. Mistura o pop e o folk em músicas divertidas e clipes mais divertidos ainda!

Mishima

A banda que tem seu nome em homenagem ao escritor japonês Yukio Mishima lançou dois álbuns em inglês mas conquistou sucesso com o 3º, em que eles cantam em catalão.

Her Little Donkey

Para fechar a lista, uma das bandas mais recentes e que eu mais gostei de conhecer! Esse quarteto formado em Barcelona tem uma sonoridade meio dream pop, com músicas perfeitas para escutar numa viagem pelo litoral!

Confira a nossa playlist de bandas catalãs de indie pop, rock e folk no Spotify e acompanhe os shows do BAM (Barcelona Acció Musical) e do festival Primavera Sound 🙂

Museu de Salvador Dalí, em Figueres, na Catalunha
Modernismo catalão na arquitetura de Barcelona

Deixe uma resposta


Close