Metrô de Estocolmo: a estação do Pac Man!
Estocolmo, na Suécia, tem infinitos museus e atrações incríveis. Mas uma das primeiras coisas que quero ver quando viajar para lá é simplesmente uma estação de metrô.
A Thorildsplan, uma das paradas da linha verde, é uma estação de metrô em 8-bits, inspirada em videogames arcade.
As paredes foram decoradas pelo artista sueco Lars Arrhenius com elementos de jogos clássicos dos anos 80, como o cogumelo e os bloquinhos do Super Mario, os fantasminhas e as cerejas do Pac Man!
Desembarcar nessa plataforma é talvez o mais próximo de “entrar em um videogame” que a vida real permite. Com sorte, quem sabe por lá a gente esbarra com um italiano de bigode e macacão vermelho :D
Se ficou a fim de ir ver de perto, anota aí: a estação fica em Kristineberg, na região central de Estocolmo, e é próxima ao parque que também se chama Thorildsplan.
E se deu saudade desses jogos clássicos, o site Game Oldies tem uma excelente galeria pra jogar online :)
Mas essa não é a única que vale visitar. Na capital sueca, cada estação é quase um museu de arte moderna.
Desde a década de 50, a cidade começou a apoiar a criação de pinturas, mosaicos, esculturas, gravuras e outras instalações ao longo dos corredores e plataformas.
Hoje, mais de 150 artistas têm obras em exposição na rede de transporte. Além de incentivar a produção de arte na Suécia, a iniciativa atribuiu personalidade às estações e reduziu o vandalismo.
Tudo o que você precisa para conhecer todo esse “museu” é um bilhete de metrô! Um programa divertido e super econômico!
Tem a lista das estações mais interessantes no site Visit Stockholm e, em todas elas, existem placas com informações.
Para descobrir as histórias por trás das obras e dos artistas, você pode participar das Art Walks que são oferecidas gratuitamente pela companhia do metrô, com visitas guiadas em inglês durante a alta temporada (de maio a setembro).
A Stockholm Free Tour faz o circuito durante o ano inteiro. Toda sexta, sábado e domingo, começando às 16h na entrada da estação Gamla Stan.
É um daqueles tours que não têm um preço fixo, você paga o quanto quiser/puder dependendo do quanto gostou :)
Não é à toa que o metrô de Estocolmo foi considerado um dos mais bonitos do mundo, ao lado de outros maravilhosos como o metrô de Moscou – em que as estações são verdadeiros palácios.
As fotos deste post são da fotógrafa Lu Mattos, que também fez uma série especial sobre o Sul da França aqui no blog :)
Leia também: