Roteiro geek em Nova York
Já faz bastante tempo que eu fui a Nova York, o tempo passa rápido e lá se vão 6 anos! As dicas da Makiko e o roteiro do Matheus pelo Brooklyn já estão anotados para quando voltar, e a minha listinha de passeios na cidade só aumenta! No fim do ano passado, foi inaugurado o Museu da Matemática, entre a Madison e a 5ª Avenida. Pois é, eu adoro museus interativos e tenho uma quedinha pela cultura nerd (não sei se já repararam, mas tem uma categoria “Cultura Geek” aqui no blog). E então resolvi juntar mais algumas dicas para quem está indo para a Grande Maçã e também curte ciências, jogos, coisa e tal. Anota aí:
Museu da Matemática
11 East 26th Street, New YorkNova-iorquinos adoram uma abreviação: em um instante o Museum of Mathematics já virou “MoMath”. São 40 instalações interativas para mostrar que álgebra, geometria e cálculo fazem parte do nosso dia-a-dia. Quem já se dá bem com os números vai adorar e quem detestava a matéria na escola tem a chance de fazer as pazes com a matemática.
Se você está indo com crianças, também pode gostar do New York Hall of Science, que tem a mesma proposta, mas com foco em ciências naturais, física e química.
Comics e Costumes
832 Broadway (entre a 12th e a 13th Street)
104 4th Avenue (perto da 12th também)
De quadrinhos a toy art, a Forbidden Planet tem de tudo. Essa loja que fica perto da Union Square é filial de uma rede britânica que tem 3 lojas enormes em Londres e diversas outras pelo Reino Unido. A dois quarteirões dali, a New York Costumes é especializada em fantasias e cosplay, dividida em várias sessões temáticas – terror, elfos e fadas, Star Wars, Harry Potter etc. No blog Fora de Casa também tem outras dicas legais de lojas nerds em NY.
Museu da Ilustração
128 East 63 Street, New YorkO museu da Sociedade Americana de Ilustradores, em Midtown Manhattan, viu seu acervo crescer ainda mais em 2012, quando incorporou também a coleção do Museum of Comic and Cartoon Art (MoCCA), que abrange HQs, graphic novels, anime, tirinhas e charges. Todo ano, por volta de abril, acontece o MoCCA Fest, que reúne artistas consagrados, iniciantes e apreciadores de quadrinhos.
Intrepid Sea, Air & Space Museum
Pier 86, W 46th St and 12th AveNo Intrepid, os visitantes podem ver como são por dentro um porta-aviões e os jatos mais rápidos do mundo. Mais do que isso: podem conhecer a Enterprise, o primeiro ônibus espacial da história, usado em missões da NASA. Além de uma aula sobre ciência e tecnologia, essas maravilhas da engenharia são importantes registros históricos, pois muitos dos equipamentos em exposição foram usados na época da Guerra Fria e na Guerra do Vietnã. Lá também está o único submarino nuclear americano aberto ao público. O blog Eu vou de Mochila tem um post completo sobre o museu.
Brooklyn Brainery
190 Underhill Avenue, Brooklyn, NYEssa foi uma das descobertas mais legais: a Brooklyn Brainery promove cursos livres em que profissionais ou entusiastas se tornam professores voluntários sobre os temas de sua especialidade. As aulas podem ser sobre qualquer coisa, de culinária a astronomia, sempre a um preço acessível (tem alguns até por 10 dólares). Vale a pena ficar de olho no calendário de cursos!
Barcade
388 Union Avenue, Brooklyn, NYAproveitando a ida ao Brooklyn, vale conhecer o Barcade, um bar com mais de 40 arcade games à disposição, incluindo clássicos como Donkey Kong e Tartarugas Ninja. Enquanto você tenta por seu nome no high score, pode experimentar a produção de pequenas cervejarias locais e curtir um heavy-metal. Durante o happy hour, das 17h às 20h, todas as bebidas ficam 1 dólar mais baratas – uma economia que já banca as fichas para uns 3 ou 4 jogos!
Jogos raros
35 St. Marks Place – 2nd Floor (esquina da 2nd Avenue com 8th Street)202 East 6th Street (at Third Ave.)
De volta a Manhattan, o East Village é o lugar para procurar aqueles jogos difíceis de encontrar, inclusive para consoles que já saíram de linha como Atari, Gameboy e SNES. Lá ficam as lojas 8 Bit and Up e Video Games New York, que oferecem inclusive conserto para videogames antigos quebrados.
Leia também: