3 lugares para comer boas tapas em Sevilha
As tapas em Sevilha são muito mais do que um simples acompanhamento para uma bebida, são um estilo de refeição. Cada tapa parece um pequeno prato, normalmente com uma carne/peixe, molho e alguma guarnição (pão, batata etc.). As porções são bem maiores que os “pinchos” de Barcelona e os preços que ficam entre € 1,80 e € 3,50.
O legal é ir pedindo tapas diferentes, experimentando as especialidades regionais da Andaluzia – como presuntos, carne de touro, Ortiguillas de Cadiz e muitoooos outros frutos do mar! Se estiver numa viagem com amigos, vocês podem pedir 1 ou 2 porções por pessoa, para todo mundo dividir :)
Há muitas opções de restaurantes e bares de tapas em Sevilha – a cidade é, sem dúvida, um dos melhores destinos para apreciar a gastronomia da Espanha. Deixo aqui 3 dicas de lugares que eu adorei, onde comemos bem sem gastar muito (e uma dica extra para fechar a noite tomando drinks ao som de flamenco):
1. Casa Morales
Quando estiver turistando pelo centro de Sevilha, aproveite para almoçar no bar Casa Morales (Garcia de Vinuesa 11), que fica pertinho da Torre da Giralda. É um daqueles lugares tradicionais, com garçons coroas e decoração original do século passado. As tapas com os ingredientes do dia estão anunciadas no quadrinho em cima do balcão. Para beber, o popular Tinto de Verano, mistura de vinho tinto com soda e gelo, bem refrescante no calor da Andaluzia!
2. Uno de Delicias
Esse bistrô próximo à Torre Del Oro é recente (foi inaugurado há apenas 2 anos) e já conquistou seu lugar nas listas das melhores tortilhas de Sevilha, rivalizando com restaurantes super tradicionais da cidade. É a melhor tortilha de batata que eu já comi, com certeza! Vale ir até o Uno de Delícias (Paseo de las Delicias 1) só para experimentar esse clássico espanhol feito com uma massa cremosa e um tempero suave delicioso.
3. Duo Tapas
À noite, os arredores da Alameda de Hercules ficam animados com vários barzinhos – alguns com público mais jovem, outros num clima mais família. Há boas opções para comer bem e beber pagando pouco. Nós jantamos com uns amigos do hostel no Duo Tapas (Calle Calatrava 10). Com cerca de 12 euros para cada, fizemos um verdadeiro banquete com tapas de peixe, carne, polvo, frango, pato… Tudo muito gostoso! E mais umas taças de Tinto de Verano, claro! :)
Outras regiões boas para ir à noite são a Calle Betis, com mesas na calçada para curtir a vista da Ponte de Triana, a Plaza Alfalfa e a Calle San Eloy – onde os montaditos (sanduíches) do Pátio San Eloy são famosos!
Dica extra: La Carboneria
Se a ideia é ver um show de flamenco, o bar La Carboneria (Calle Levíes 18), onde a gente foi com a galera do hostel, é uma opção legal para tomar uns drinks enquanto assiste aos cantaores e bailaoras que se apresentam gratuitamente todas as noites, a partir das 22h. O bar é simples, meio rústico, e fica escondidinho em um pátio em Santa Cruz (antigo bairro judeu de Sevilha), num clima super informal que atrai viajantes do mundo todo, sem ter aquela cara de programa pega-turista dos shows de flamenco que custam uma fortuna :)