Localizado na frente do Palácio da Justiça, na Île de la Cité, este relógio de Paris é uma verdadeira jóia que muitas vezes passa despercebida pela grande quantidade de pessoas que cruzam a cidade. Mal sabem elas que este relógio informa a hora aos parisienses desde 1371.

Horloge - Primeiro relogio de Paris

Aproveitei minha visita à Place Dauphine e fui caminhando a pé pela Quai de l’Horloge até chegar a ele. O contraste da cor azul com o dourado chamou minha atenção, ainda por saber que aquele dourado é ouro de 24 quilates! E os detalhes com flores de lis, que denotam o símbolo da monarquia francesa, dão um tom delicado.

O relógio foi encomendado pelo rei Carlos V em 1370 e já passou por muitas transformações ao longo dos séculos, levando em cada uma o toque pessoal do soberano da época. As transformações mais importantes foram ordenadas pelos reis Henrique II, Henrique III e Henrique IV, que adicionaram vários detalhes curiosos.

Horloge - Relogio do Palacio de Justica em Paris

Um dos mais notáveis e conhecidos são as iniciais H e C desenhadas no interior de seu telhado, fazendo referência ao rei Henrique II e sua esposa Catarina de Médici. Elas aparecem intercaladas com as iniciais H e M, que fazem referência a outro casal real, Henrique IV e Margarida de Valois.

O fato curioso está no encontro das letras H e C, sobrepostas de um jeito que formam também a letra D… A fofoca entre os franceses é que esse D representava Diane de Poitiers, amante do rei Henrique II 😛

Horloge - Relogio azul e dourado em Paris

Já Henrique III, em vez de homenagear sua(s) amada(s), homenageou a si próprio. Mandou escrever em latim em cima do relógio a frase “Aquele que já deu a ele duas coroas, dará uma terceira”, pedindo a Deus um terceiro reino – pois aparentemente a França e a Polônia não eram suficientes 😀

Para não dizer que tudo no relógio gira em torno dos reis, as duas estátuas ao lado do mostrador representam a Lei (do lado esquerdo)e a Justiça (do lado direito), enquanto a inscrição da parte de baixo é bem menos egoísta que a primeira: “essa máquina que divide as horas em 12 partes iguais nos ensina a defender as leis de forma justa”.

Horloge - Palacio de Justica em Paris

Olhar as horas no relógio do Palais de Justice é olhar para mais de 600 anos do passado da França. Para continuar o passeio por essa área rica em história, a Sainte-Chapelle fica a poucos passos dali.

Share

 

Seja o primeiro a comentar

Close