Scrapbook de viagem: como fazer um álbum com tickets, ingressos e fotos

Eu amoooo lembranças de viagem! Adoro tirar fotos, guardo os tickets de museus, faço mil anotações… Mas não tem graça nenhuma deixar todas essas coisas se empilharem num canto da casa, né?

Um dia eu tomei coragem para fazer uma coisa que eu sempre quis: um scrapbook de viagem! Comprei um álbum lindo, tirei os ingressos e papéis que guardava na gaveta e comecei a arrumá-los com todo o carinho.

scrapbook-de-viagem-album-de-viagem

Como eu fiz meu scrapbook de viagem

Me apaixonei por esse álbum que da Papel Craft, mas também vi alguns álbuns bem legais no Elo7. Ele tem as páginas pretas, que dão um contraste interessante com os papeizinhos coloridos.

Alguns tickets eu colei mesmo – usei a cola Polar Arte, que não enruga o papel e é melhor que cola em bastão. Mas os cartões e ingressos que são bonitos dos dois lados, eu simplesmente prendi nas laterais da página com aqueles clipes nº 5, que são bem pequenininhos.

scrapbook-de-viagem-colagem-de-tickets-de-viagem

Página a página, eu ia lembrando dos lugares que conheci, das exposições que vi, dos amigos que fiz em cada viagem. Foi uma delícia!

Me desfiz de alguns papéis que não fazia mais sentido guardar, liberei espaço na gaveta, e o melhor: dei o devido valor àquelas memórias que eu gosto tanto.

scrapbook-de-viagem-tickets-e-ingressos-de-viagem

Fotolivro como um álbum de viagem

Outra opção legal é usar um fotolivro para fazer um álbum de fotos com estilo de scrapbook: dá pra escolher um fundo com desenhos de viagem e você também pode escanear tickets para fazer uma montagem na página.

Eu fiz o meu primeiro fotolivro recentemente – assim que voltamos da Rússia, recebi um convite da Fotoregistro para testar o fotolivro extra grande e o resultado ficou bem legal.

scrapbook-de-viagem-fotolivro-de-viagem

Fiz o layout todo online, no site mesmo, sem baixar programa nenhum. A edição era bem fácil e dava para salvar e continuar depois.

A parte mais difícil foi selecionar as fotos – a gente viu tantos lugares legais e voltou com tantas fotos bonitas, que eu queira colocar todas no álbum!

scrapbook-de-viagem-album-de-fotos-de-viagem

Como o livro tem 30×30 cm, deu para colocar até umas 4 fotos por página, às vezes 5 – mas a daí fica bem cheio. Ainda tentei deixar um espacinho no rodapé para escrever as legendas das fotos.

O mais elegante é usar até 3 fotos por página, para dar mais espaço e destaque para as fotos. Mas como não era um álbum de casamento nem nada, eu fiz do jeito que eu quis 😛

scrapbook-de-viagem-fotolivro-album-e-livros-de-viagem

Eu sei que muita gente joga fora os ingressos sem dó, e que em tempos digitais muita gente parou de imprimir fotos de papel, mas eu sou romântica assim mesmo.

Realmente gosto de pegar os álbuns para olhar e ter aquelas lembranças… É incrível como eles me teletransportam de volta para os lugares que visitei ♥

Leia também:

15 dicas para melhorar suas fotos de viagem
Tatuagens de viagem: uma lembrança pra sempre
Eles viajam e desenham: diários de bordo ilustrados