Jornada do Patrimônio Público: Paris que só se vê 2 dias por ano
Eu tinha acabado de chegar em Paris com uma listinha dos passeios e das tantas novidades que pretendia ver. Malas no canto do quarto, liguei a TV e fui me arrumar, na expectativa de alguns dias de muita andança, novas descobertas e os mesmos prazeres.
E então o locutor anunciou: “Começa hoje a Jornada do Patrimônio Público em Paris”… Não precisei ouvir o resto para entender que a minha lista, feita com tanto carinho, iria por água abaixo. Ou melhor, teria que esperar uma próxima viagem :)
A programação oficial da Journée du Patrimoine estava nas bancas de jornal e nos quiosques de informações turísticas.
No terceiro fim de semana de setembro, diversos prédios que normalmente são fechados para o público abrem para visitação e há eventos comemorativos com entrada gratuita.
Era uma oportunidade única de ver Paris como eu nunca tinha visto! E é assim que a paixão cresce: quanto mais eu conheço essa cidade, mais eu quero conhecer.
Foi durante a Jornada que visitei salas do Hôtel de Ville (a sede da Prefeitura) e vi o quadro de Degas que fica nos bastidores da Ópera de Paris.
No Hôtel du Châtelet, sede atual do Ministério do Trabalho, vi a Tribuna de Honra, a sala dos retratos e a sala onde foram negociados os acordos de Grenelle, no fim da década de 60. E ainda participei de eventos em praças e jardins da cidade. Tudo de graça.
Em 2017, a Journée du Patrimoine será nos dias 16 e 17 de setembro em diversas cidades francesas. Se você vai estar por lá nessa época, vale a pena ver o ‘cardápio’ de atrações no site oficial.
A temporada do Patrimônio Público foi criada na década de 80 pelo Ministério da Cultura da França, e hoje é realizada em cerca de 50 países europeus, entre eles: Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Suíça e Turquia.
Gostou da dica? Leia outros posts sobre a França :)