O Museu do Cartoon não está na lista dos maiores e melhores museus em Londres, mas pode guardar boas surpresas para a sua viagem.

O que eles chamam de cartoon é o que nós conhecemos, no Brasil, como charge – um estilo de desenho que o Reino Unido se orgulha de ter inventado. Nesse museu a gente pode descobrir mais sobre essa arte que mudou a história do jornalismo, satirizando e criticando os acontecimentos sociais. Mas a dica é ficar de olho no calendário das exposições temporárias!

Cartoon Museum Londres - Exposicao de charges da Segunda Guerra - foto do blog Vontade de Viajar

Eles fazem umas 3 ou 4 exposições por ano, com vários temas interessantíssimos 😀 A próxima é a Alice in Cartoonland, que mostra a Alice, o Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco e outros curiosos personagens de Lewis Carroll representados em quadrinhos ao longo de 150 anos, desde a primeira edição do livro.

Cartoon Museum Londres - Ilustracao de Alice no Pais das Maravilhas por John Tenniel

Aliás, John Tenniel, que assina as ilustrações originais de Alice no País das Maravilhas, era cartoonista da revista Punch, a primeira a publicar charges no mundo – motivo dos britânicos terem levado o tal título de pioneiros na coisa. Fica a sugestão para quem estiver em Londres de 15 de julho até 1º de novembro de 2015.

Cartoon Museum Londres - Quadrinhos da Segunda Guerra Mundial - foto do blog Vontade de Viajar

Durante a nossa visita, a exposição que estava em cartaz era Heckling Hitler, uma coleção de charges e tirinhas da época da Segunda Guerra Mundial. Depois de ter aprendido tanto sobre a história na nossa viagem pela Alemanha, foi muito legal ver como tudo aquilo repercutia internacionalmente. Tinha até alguns personagens locais como Desperate Dan enfrentando os nazistas frente a frente!

Cartoon Museum Londres - Exposicao charges da Segunda Guerra Mundial - foto do blog Vontade de Viajar

O acervo permanente também é legal e curioso, especialmente se você gosta (ou sequer entende) o humor britânico. Mas, para mim, são as exposições temporárias as grandes estrelas do Cartoon Museum. Eles adoram temas nacionais, como uma mostra de charges que teve em 2008 sobre a relação do Reino Unido com a União Europeia.

Em 2011 também rolou uma exposição bem legal sobre Dr. Who, um dos personagens mais ingleses que já existiu, mostrando a evolução do personagem nos quadrinhos dos anos 60 para cá.

O Museu do Cartoon fica bem pertinho do British Museum e faz parte da Museum Mile, que reúne outros 12 museus no trecho que vai da King’s Cross até o Rio Tâmisa – incluindo a antiga casa do escritor Charles Dickens e o Museu dos Transportes, em Covent Garden. O endereço é 35 Little Russell Street e a entrada custa £ 7. Abre de segunda a sábado das 10h30 às 17h30 e domingo a partir das 12h.

Share

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Close