Os 5 melhores museus do mundo

Todo ano o TripAdvisor faz o ranking Traveler’s Choice, que elege os melhores destinos e atrações de acordo com as avaliações que o site recebe de viajantes do mundo todo. Eu, que sou rata de museu, fui logo conferir quais estão na top list. Nova York, Paris e Madri estão entre as cidades que têm os melhores museus do mundo (claro!) mas a lista também tem algumas boas surpresas pra quem gosta de arte 🙂

1. Metropolitan, Nova York

Melhores museus do mundo - Escada do Met de Nova York
A famosa escadaria do Met

Visitar o Met de Nova York é como dar a volta ao mundo em um só museu! De uma sala para a outra, você começa por uma pintura de Van Gogh, passa por uma coleção de armaduras medievais europeias e dá de cara com uma esfinge egípcia do século XV a.C. Depois de apreciar toda a arte do mundo (literalmente!), a boa é sentar na escadaria pra curtir o movimento da cidade antes de dar uma volta no Central Park.

2. Museu d’Orsay, Paris

Melhores museus do mundo - Museu dOrsay em Paris
Orsay: o museu mais bonito de Paris

Nos anos 80, os franceses transformaram uma antiga estação de trem num museu que passou ter uma das melhores coleções de arte moderna do mundo. Entre pinturas de Renoir e esculturas de Rodin, vale fazer uma pausa no Café Campana, de onde se pode ver por dentro um dos enormes relógios da estação, com a estrutura original do século 19.

Compre ingresso antecipado pra entrar no d’Orsay sem fila

3. Art Institute of Chicago

Melhores museus do mundo - Art Institute of Chicago - Ferris Bueller no museu
Cameron, Sloane e Ferris no museu

Conhece alguém que mata aula pra ir num museu? Se Ferris Buller fez isso, é porque o Instituto de Arte de Chicago vale a pena! Tem uma coleção sensacional de quadros impressionistas (Van Gogh, Renoir, Monet e cia.) mas também tem arte decorativa, arte asiática e exposições temporárias bem variadas.

O roteiro do filme Curtindo a Vida Adoidado em Chicago

4. Museu do Prado, Madri

Imagem via
Museu do Prado – Foto: Joel

O Museu do Prado tem um jardim lindo do lado de fora e algumas das maiores joias da história da arte do lado de dentro. O pintor espanhol Diego Velázquez não apenas cedeu ao Prado suas próprias obras, como ajudou a montar o acervo do museu, trazendo belas coleções de mestres italianos para a Espanha. É boa ideia comprar ingresso antecipado para evitar a fila. Se você também quer ir no Reina Sofia, o passe “Art Walk” sai mais em conta 🙂

5. Museu do Louvre, Paris

melhores-museus-do-mundo-museu-do-louvre-em-paris
Louvre: famoso por dentro e por fora

O que dizer de um dos maiores e mais famosos museus do mundo? Você entra para ver a Monalisa e sai maravilhado com todo o resto. O museu fica num palácio do século 12 onde moravam os reis da França, mas a entrada é por aquela pirâmide de vidro dos anos 90 e acabou virando a estrela das fotos. Volta e meia aparece um fã do Código Da Vinci tentando contar as placas de vidro da pirâmide para ver se são 666 mesmo 🙂 Por ser uma das atrações mais visitadas de Paris, vale comprar o ingresso antecipado para não perder tempo na fila.

2 comentários

Deixe uma resposta